Mulheres mastectomizadas recebem treinamento de pilates - Fato Amazônico

Mulheres mastectomizadas recebem treinamento de pilates

Mulheres acometidas pelo câncer de mama e que retiraram parte do seio para tratamento da doença receberam, neste final de semana, em Manaus, orientações sobre a utilização de técnicas de pilates para auxiliar e prevenir problemas causados pelas mudanças no corpo.

A ação foi realizada pelo Instituto Amazonense de Aprimoramento de Ensino em Saúde (Iapes) em parceria com o Grupo de Apoio às mulheres Mastectomizadas do Amazonas (Gamma), durante o curso de pilates para fisioterapeutas, no Personalité Pilates, no Vieiralves, zona Centro-Sul de Manaus, ministrado pelo professor Bruno Stanislau, de Goiás, especialista na área.

Segundo o diretor-presidente do Iapes, o fisioterapeuta doutor Daniel Xavier, para as mulheres acometidas pelo câncer de mama e submetidas a cirurgia para retirada do tumor, a reabilitação física é primordial para minimizar os efeitos da cirurgia, promover a independência funcional e melhorar a qualidade de vida. "O pilates tem desmonstrado ser um dos métodos mais eficientes para o tratamento dessas pacientes, pois ele oferece exercícios especificos de força muscular", disse Xavier.

Ele explica que a paciente terá que conviver com as mudanças de postura causadas pela retirada do seio, como dor e restrição ao movimentar o ombro, inchaço do braço (linfedema) e a falta de sensibilidade na parte superior e interna do braço. “Após a cirurgia, a mulher passa a ter uma nova realidade de seu esquema corporal devido a importantes alterações que com freqüência são geradas pela dor, fraqueza muscular e modificação na imagem corporal”, disse Xavier.

A presidente do Gamma, Oriona Ohse, destacou a importância de orientar as mulheres acometidas pelo câncer de mama sobre técnicas que as ajudem no processo de recuperação. "No grupo temos levado orientações para essas mulheres para que elas possam ter mais qualidade de vida", afirmou.

Os exercícios do Pilates, que aparentemente são suaves, proporcionam o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, melhorando a respiração, diminuindo o stress, desenvolvendo a consciência e o equilíbrio corporal, melhora ainda a coordenação motora e a mobilidade articular e proporciona também relaxamento.