Nicolau propõe Moção de Aplauso a serviço odontológico do Estado para crianças autistas - Fato Amazônico

Nicolau propõe Moção de Aplauso a serviço odontológico do Estado para crianças autistas

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) protocolizou ontem, 1º de abril, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pedido de Moção de Aplauso ao Hospital Infantil Dr. Fajardo, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), em reconhecimento à implantação de atendimento odontológico especializado a crianças com autismo.

No documento, o parlamentar justifica que a unidade disponibiliza um novo serviço na área de saúde bucal voltado a crianças autistas desde março. Para realizar o atendimento, o Hospital Infantil Dr. Fajardo providenciou estrutura de centro cirúrgico, onde atuam odontólogos, anestesistas e auxiliares. Os procedimentos incluem restauração, tratamento de canal, limpeza e aplicação de flúor.

O deputado Ricardo Nicolau destaca que a iniciativa atende à Lei n° 100/2011, de sua autoria, que beneficiou os aproximadamente 20 mil autistas que vivem no Amazonas com os mesmos direitos constitucionais das pessoas com deficiência. Dentre as exigências da lei está a obrigação do Estado de oferecer tratamentos especializados de saúde.

“Parabenizo o Governo do Estado, na pessoa do secretário Wilson Alecrim, por esta iniciativa que representa um avanço para a causa dos autistas”, declara o parlamentar. “A inclusão social das pessoas com autismo requer medidas efetivas e, por isso, estou propondo esta Moção de Aplauso como maneira de incentivar a continuidade dessas políticas.”

A Lei criada pelo deputado Ricardo Nicolau que igualou os direitos dos autistas e das pessoas com deficiência foi promulgada em 2011. Foram alterados os artigos 244 e 248 da Constituição Estadual, que passaram a orientar sobre as obrigações do poder público em garantir melhorias para os autistas, em diversas áreas.

Dia Mundial do Autismo

Nesta quinta-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Sensibilização Para o Autismo (World Autism Awareness Day, em inglês). A data foi decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 2008 com o objetivo de chamar atenção para os meios de identificação e tratamento da síndrome.

O autismo se caracteriza por déficits na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. Os aspectos podem ser observados antes dos três anos de idade. As causas da deficiência estão associadas a infecções virais durante a gravidez, falta de oxigênio no nascimento