No mês das crianças, museus do Amazonas têm programação cultural para os baixinhos - Fato Amazônico

No mês das crianças, museus do Amazonas têm programação cultural para os baixinhos

Como parte da programação diversificada oferecida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, o Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi – Centro, e o Museu do Homem do Norte, no bairro Crespo, têm atrações divertidas para a criançada, aliando arte, cultura e informação nos museus que fazem parte do seu complexo.

No Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam), os pequenos vão poder conferir, no período de 17 a 21 de outubro, das 9h às 14h, a exposição “Brincadeira de Criança – Pratos e Cores da Imaginação Infantil”, em parceria com o Núcleo de Artes Visuais do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro. A exposição conta com 72 obras produzidas por crianças alunas do curso de Artes Visuais, com técnicas de colagem, pintura, desenho, quadrinhos e caricaturas.

Ainda na terça-feira (17), a Pinacoteca do Amazonas oferece, das 9h30 às 10h30, a atividade “Quebra-Cabeça Artístico”, com algumas obras de arte do local duplicadas e transformadas em quebra-cabeças, que serão montados pelas crianças que visitarem o espaço, estimulando a coordenação, a criatividade e o gosto pela arte.

Na quarta-feira (18), das 9h às 9h30, o Museu Tiradentes realizará uma visita guiada destinada aos pequeninos, com a presença de um ator trajado de Tiradentes, que irá apresentar o espaço de forma lúdica contando várias curiosidades sobre a vida do militar e distribuindo doces. O acervo do local é constituído por dezenas de objetos da Polícia Militar do Amazonas, tais como: armas antigas, equipamentos do Corpo de Bombeiros, uniformes, distintivos e condecorações, documentos, fotografias e outros.

E no Misam, que guarda, conserva e preserva acervos audiovisuais voltados para temas regionais e gerais, acontece a “Oficina de Colorização para Crianças”, das 9h às 11h, sob a coordenação da professora Juliana Mascarin.

Quinta-feira (19), a Pinacoteca do Estado oferece a atividade de Quizz Cultural ao público presente, no horário 9h às 10h, a respeito das obras apresentadas e com direito a brindes.

Já no Museu de Numismática Bernardo Ramos, das 9h15 às 9h40, tem apresentação do Cantinho do Beré, com contação de histórias infantis adaptadas ou criadas com informações referentes ao acervo do museu, como da “Dona Joaninha”, “Em Busca das Moedas Perdidas”, “A Menina Generosa”, “Meu Querido Dracma” e “Bernardo e a sua Coleção”. O Museu tem origem na coleção de moedas, medalhas, cédulas e documentos históricos organizada pelo comerciante amazonense Bernardo Ramos. Estudioso e fascinado pela Numismática, viajou por vários países, adquirindo peças para sua coleção.

Ainda na quinta-feira, no Museu do Homem do Norte, localizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no horário das 9h às 10h, tem Programação do Dia da Criança, com a exibição do filme “A Pequena Sereia” (1989). A animação conta a história de Ariel, que vive no fundo do mar e é uma sereia independente que quer fazer parte do mundo dos humanos. Depois de tomar coragem e fazer um acordo com Úrsula, a esperta bruxa do mar, Ariel embarca na aventura da sua vida. Ao lado de Linguado e Sebastião, Ariel precisará ser valente e determinada para fazer o bem para os seus dois mundos.

Na sexta-feira (20), das 9h30 às 10h, o Museu de Arqueologia realiza uma caça ao tesouro! Durante a visita guiada ao acervo do museu, os visitantes receberão dicas especiais de localização, e ao final do tour, a atividade inicia. Os objetos encontrados pelos visitantes poderão, inclusive, ser levados para casa como recordação.