Nova bomba do Proama está pronta para ser testada - Fato Amazônico

Nova bomba do Proama está pronta para ser testada

A nova bomba de distribuição do Programa Águas para Manaus (Proama) está pronta para ser testada. Após esta fase e com a bomba em atividade, completasse o processo de abastecimento de água na zona Leste, alcançando o número de 500 mil pessoas beneficiadas.

A nova bomba fará a distribuição de água do reservatório do Tancredo Neves para o reservatório do São José 1, auxiliando o abastecimento nos bairros de São José, Zumbi e Armando Mendes, que recebem água via Ponta do Ismael e não possuem abastecimento regular.

Ao lado do reservatório do São José 1, uma equipe trabalhou nos últimos dias na rua Engenheiro Vilar Fiuza Câmara, fazendo uma das últimas interligações, como explica o diretor-executivo do Proama, Sérgio Ramos Elias. “A bomba já estava instalada, precisávamos finalizar as interligações que unem os reservatórios para começarmos a fase de testes e ajustes e então iniciarmos o abastecimento para valer”, esclareceu.

Além do funcionamento da bomba, os testes devem indicar o tempo necessário para que se mantenha o reservatório do São José totalmente cheio, garantindo o abastecimento.

“Estamos trabalhando para que toda a zona Leste possa receber água 24 horas por dia, por isso temos que ver quais os indicativos desses testes para formar nosso planejamento”, disse Sérgio Elias.

Desde setembro do ano passado, o Proama – executado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus – vem trabalhando para regularizar o abastecimento de água na zona Leste. Com o funcionamento efetivo da bomba, serão 500 mil pessoas beneficiadas, encerrando o sofrimento de mais de 40 anos dos moradores desta zona.