Novo Coordenador Geral dos Conselheiros Tutelares de Manaus toma posse - Fato Amazônico




Novo Coordenador Geral dos Conselheiros Tutelares de Manaus toma posse

O conselheiro tutelar Marcus Lima da Cunha tomou posse na tarde desta quarta-feira, 8 de janeiro, como Coordenador Geral dos Conselheiros Tutelares de Manaus para o ano de 2014. Eleito no dia 16 de dezembro, ele terá a função de disciplinar a organização interna dos profissionais e uniformizar as atividades de cada um deles no cumprimento de suas atribuições, a partir das deliberações na Assembleia dos Conselheiros.

Durante a posse, Marcus Lima elogiou o trabalho de seu antecessor, o conselheiro Carlos Duarte, e frisou que o Conselho Tutelar é um órgão integrado à rede de proteção da criança e do adolescente. Para ele, o grande desafio de sua gestão é fortalecer esta rede de proteção, através de parcerias com órgãos e entidades como a Defensoria Pública do Estado, Ministério Publico Estadual, Juizado da Infância e Juventude, e principalmente, com Prefeitura de Manaus.

“Vamos nos reunir com o prefeito de Manaus e com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro, para buscar melhorias que possibilitem um Conselho Tutelar mais robusto e inteligente para atender as crianças e adolescentes de nossa cidade”, afirmou.

Ele ressaltou que esta gestão terá como grande diferencial a busca por aproximar o Conselho tutelar da população. “Faremos um conselho que as pessoas saibam onde procurar, quando necessário. Para isso, temos no site da Semasdh a escala de Plantão dos Conselheiros Tutelares (http://semasdh.manaus.am.gov.br/escala-de-trabalho-dos-conselhos-tutelares/), onde se pode saber exatamente que conselheiro está de plantão e ligar diretamente para ele através do número de telefone fornecido na escala, inclusive nos finais de semana”, assinalou.

A Subsecretária da Semasdh, Ana nascimento, disse que, além dos conselhos tutelares, as denúncias também podem ser feitas de forma anônima pelo ‘Disque 100’. “As pessoas podem procurar vários serviços da Semasdh. Todas as denúncias são apuradas”, informou.

Também tomaram posse o Vice-Coodenador Geral, Conselheiro Tutelar José Daniel da Silva Serrão e o Secretário Geral, Conselheiro Luiz Thomas Benevides.