NOVO PREFEITO: Juíza de Coari marca para amanhã a diplomação de Raimundo Magalhães em Coari - Fato Amazônico

NOVO PREFEITO: Juíza de Coari marca para amanhã a diplomação de Raimundo Magalhães em Coari

A advogada Maria Benigno, do empresário Raimundo Magalhães (PRB), informou que a juíza Dinah Câmara Fernandes de Souza, da 8ª Zona Eleitoral de Coari já foi comunicada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, da decisão do Pleno, que cassou a liminar que impedia a posse de seu cliente e marcou para amanhã (16), às 10h30, a diplomação do segundo colocado nas eleições de 2012, e de seu vice, Clemente Fernandes Josino de Lima.

Benigno disse que ainda que o presidente da Câmara Municipal de Coari, o vereador Iran Medeiros, prefeito em exercício, em conversa com Raimundo Magalhães, garantiu que iria convocar a Casa Legislativa para cumprir a decisão da Justiça Eleitoral e posse a ele como prefeito do município.

Entenda o caso

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, por maioria de votos, 4 a 3, derrubou ontem (14) a liminar do juiz Délcio Santos, que impedia diplomação e a posse de Raimundo Magalhães. Após empate na votação dos debates, conhecidos os votos dos juízes, coube ao desembargador-corregedor, João Mauro Bessa, conceder seu voto de minerva, entendendo pela cassação da liminar, em face da ausência de previsão legal, assegurada a diplomação do segundo colocado na eleição.

Mauro Bessa acompanhou a divergência levantada pelo juiz federal Ricardo Augusto Sales, que entendeu ser direito o segundo colocado nas eleições, Raimundo Magalhães, assumir a prefeitura de Coari. "O Tribunal não pode usurpar uma competência que é da juíza do pleito em Coari", disse o magistrado ao votar. Com Ricardo Sales, votaram ainda o desembargador Wellington José de Araújo e o juiz Didimo Santana.