Novos guardas municipais iniciaram ontem curso de cinco meses - Fato Amazônico

Novos guardas municipais iniciaram ontem curso de cinco meses

O treinamento de 60 novos guardas municipais, em curso de formação específico, que deverá ser concluído pelos agentes, antes de irem às ruas começou ontem à tarde e segue até o dia 04 de setembro, na sede da Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), órgão da prefeitura vinculado à Secretaria Municipal de Administração Planejamento e Gestão (Semad). A capacitação é destinada aos agentes da Guarda, aprovados no concurso público 009/2012 e convocados em fevereiro deste ano.

O treinamento é executado pela ESPI e Casa Militar e, na parte pedagógica, conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), que irão ministrar conteúdo específico relacionado a essas áreas de atuação. A Polícia Militar do Amazonas também terá instrutores na capacitação, cuja carga horária total será de 546 horas, divididas em cinco módulos.

Dos 90 convocados, 60 novos agentes que apresentaram documentação prevista no edital estão participando do curso. Sidney Lopes, 27 anos, é um dos alunos e comentou sobre a expectativa de atuar na Guarda. “Pretendo me juntar ao grupo e contribuir para que a Guarda Municipal eleve seu patamar. Com as informações do curso, planejo conhecer melhor as atribuições e dar o melhor de mim na minha função”.

Nesta segunda-feira, teve início o módulo 1: ‘O papel da Guarda Municipal e a gestão integrada de segurança pública em nível municipal’, ministrado, como os demais módulos, na sede da ESPI, na avenida Nilton Lins, Bloco D da Universidade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras. O curso é composto por aulas teóricas e práticas.

A grade curricular do treinamento baseia-se na Matriz Curricular Nacional para a Formação das Guardas Municipais, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Inclui orientações sobre legislação, direitos, deveres, treinamento físico e psicológico.