Novos moradores do Prosamim do São Raimundo recebem orientações sobre consumo eficiente de energia - Fato Amazônico

Novos moradores do Prosamim do São Raimundo recebem orientações sobre consumo eficiente de energia

A Eletrobras Amazonas Energia realizou na última quarta-feira (16) uma oficina com os novos moradores da Bacia do bairro São Raimundo, pertencentes ao Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). O novo conjunto residencial do Prosamim contará com 234 unidades habitacionais.

Durante o encontro, os novos consumidores receberam informações sobre: Tarifa Social, direitos e deveres do consumidor e consumo eficiente de energia elétrica

A ação foi coordenada pela Assessoria de Sustentabilidade e de Responsabilidade Socioambiental da Distribuidora de energia elétrica, juntamente com a coordenação do Prosamim. As palestras ocorreram no Escritório de Atendimento Local do Prosamim Bacia do São Raimundo, na Zona Oeste de Manaus.

O engenheiro ambiental, Jurimar Collares Ipiranga, da Gerência de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Eletrobras Amazonas Energia, explanou para os moradores sobre o ‘Programa de Eficiência Energética’ da empresa, que tem como foco principal, orientar a população sobre o uso da energia elétrica de forma eficiente e econômica.

O ‘Eficiência Energética’ acontece permanentemente em todo o Estado e é direcionado às comunidades de baixo poder aquisitivo. O Programa também engloba a substituição de geladeiras e lâmpadas de alto consumo por equipamentos mais econômicos e eficientes. Para participar, os consumidores precisam fazer parte de algum programa social do Governo Federal e atender a alguns pré-requisitos, como:

1) Estar cadastrado no programa Tarifa Social e possuir o Número de Inscrição Social (NIS);

2) Estar em dia com a concessionária Eletrobras Amazonas Energia;

3) Possuir consumo mínimo de 60kW/h;

4) Possuir uma geladeira usada e funcionando.

Os novos residentes do Prosamim do São Raimundo também receberam esclarecimentos sobre Tarifa Social e Direitos e Deveres dos Consumidores que foram explanados pela Assistente Administrativa, Aline Priscila da Rocha Maquiné, do Departamento de Atendimento aos Clientes da Eletrobras Amazonas Energia.

Priscila esclareceu sobre os benefícios do ‘Tarifa Social’ e como as pessoas podem fazer para participar do subsídio oferecido pelo Governo Federal, destinado às famílias de baixa renda.

A Eletrobras Amazonas Energia espera, com a realização das oficinas, manter o consumidor informado sobre seus direitos e deveres, além de promover ações que venham aproximar a empresa das comunidades.