O balanço foi divulgado na manhã desta quinta-feira e comparação é com dados de 2012 - Fato Amazônico




O balanço foi divulgado na manhã desta quinta-feira e comparação é com dados de 2012

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou nesta manhã (5) que o mês de novembro registrou 64 homicídios na capital Manaus. Na comparação com o mesmo período de 2012, que teve 71 ocorrências, o resultado apresenta redução de 9,8% ou sete casos a menos. Com isso, Manaus alcançou 16 meses de queda consecutiva do número de homicídios, afirmou o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital.

De acordo com o secretário, nesta manhã Manaus também alcançou três dias e meio sem o registro de homicídio. “É uma conquista para as forças de segurança que deve ser ressaltada porque poucas cidades de dois milhões de habitantes conseguem esse feito. Isso é reflexo direto da maior presença da polícia nas ruas, prevenindo as ocorrências com o policiamento ostensivo e de proximidade com o cidadão”, disse Vital.

Para o secretário, a polícia tem conseguido evitar a criminalidade em locais públicos, mas infelizmente não é possível prevenir certas ocorrências, como aquelas dentro de casa e em ambientes de reunião de pessoas amigas ou conhecidas, como nas festas comemorativas.

Enquanto contém e reduz a criminalidade, a SSP afirma que cresce na mesma proporção a produtividade da polícia na prisão de criminosos e infratores, na recuperação de veículos roubados e na apreensão de drogas e armas. “Nas últimas 24 horas, o trabalho integrado das polícias Militar e Civil no Ronda no Bairro resultou na prisão de três quadrilhas, mais 12 pessoas, na apreensão de 45 quilos e quase 500 porções de drogas, na recuperação de 17 veículos roubados e 2 foragidos capturados”, afirmou Vital.

Segue relato das principais ocorrências das últimas 24 horas, três pessoas foram presas com mais de um quilo de droga nos bairros Nova Vitória e Novo Aleixo. Em um dos casos Fernandes Lima, 30 e Nagib Geber, 19, foram presos com 108 porções de pasta-base-de-cocaína e 109 pedrasde oxi. Segundo um dos policiais, a dupla foi surpreendida durante um patrulha da Força-Tática na zona Leste.