O Governo do Amazonas está finalizando a obra de construção da Unidade Hospitalar do Distrito de Santo Antônio do Matupi, no município de Manicoré, a 332 quilômetros de Manaus. Esta semana, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) esteve no município para vistoriar a obra, que deve ser entregue até o final deste ano.

A unidade vai disponibilizar 14 novos leitos, para atendimentos de urgência e emergência, além de sala de parto, raio X, sala para procedimentos cirúrgicos de pequeno porte, como suturas, consultórios de odontologia, ginecologia e hematologia. A obra faz parte da ampliação da rede de atendimento em saúde no interior do Estado, ação que vem sendo executada pela atual gestão.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, a obra já está 85% concluída, faltando finalizar as instalações de gás, energia, aparelhos de ar-condicionado e os equipamentos hospitalares já adquiridos.

De acordo com a secretária-executiva Adjunta de Atenção Especializada do Interior/Susam, Edylene dos Santos Pereira, parte da equipe para compor a nova unidade foi chamada da lista de classificados do concurso de 2014. Também será realizado processo seletivo simplificado para complementar a necessidade de recursos humanos para atuação no SPA.

Desde outubro de 2017, quando a atual gestão assumiu, a Susam está investindo R$ 65 milhões para concluir as obras que encontrou paradas, na capital e interior, e para recuperar as unidades de saúde de Manaus. No interior, já foram inaugurados o Hospital do Careiro Castanho e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itacoatiara.

Na última terça-feira (23/10) foi inaugurada a  UPA 24h José Rodrigues, no bairro Cidade Nova, na Zona Norte de Manaus.  Em Manaus, quase todas as unidades da rede pública estadual de saúde estão passando por melhorias estruturais e pela revitalização do sistema de refrigeração.