Omar Aziz e Arthur Neto assinam decreto da nova tarifa social de água com 50% de desconto - Fato Amazônico

Omar Aziz e Arthur Neto assinam decreto da nova tarifa social de água com 50% de desconto

O governador do Amazonas, Omar Aziz, e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, assinaram nesta quinta-feira, 3 de abril, o decreto instituindo a nova tarifa social da água destinada aos usuários de baixa renda dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Manaus que passam a ter 50% de desconto sob o valor integral da conta de água.

Durante o evento, realizado no auditório da Prefeitura de Manaus, Omar Aziz, que se desincompatibiliza do cargo nesta sexta-feira, 4, anunciou que seu último ato como governador será a assinatura da ordem de serviço para a construção dos prédios da Cidade Universitária, na manhã da sexta-feira.

“Amanhã, Deus me permite, ainda como governador, assinar a ordem de construção da reitoria e os dois primeiros prédios da Cidade Universitária. E há o compromisso do professor José Melo de continuar a obra. Já estamos fazendo a infraestrutura. E Deus ainda me deu tempo, depois dos problemas que tivemos com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), de ter essa alegria”, declarou o governador.

Ainda durante o evento, Omar Aziz recebeu uma placa do prefeito Arthur Neto, como homenagem da Cidade de Manaus pelas importantes conquistas e avanços alcançados em sua gestão. Tanto o governador quanto o prefeito destacaram o trabalho em parceria para ajudar a cidade, citando como exemplo a questão do Programa Água para Manaus (Proama), que tem a meta de levar água para mais de 500 mil pessoas nas zonas leste e norte da cidade, e os subsídios que permitiram baixar o preço da tarifa de ônibus de R$ 3 para R$ 2,75.

“Tivemos pouco tempo trabalhando em conjunto, mas foi uma relação muito proveitosa para a cidade de Manaus, pois em várias situações estivemos juntos para solucionar problemas. Acredito que essa é a forma de governar. Tem que haver entendimento entre o prefeito e o governador”, destacou.

A nova tarifa social da água está sendo instituída a partir da criação do 5º Termo Aditivo no contrato de concessão dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário assinado entre o Governo do Amazonas, a Prefeitura de Manaus e a concessionária Águas do Amazonas. O benefício da tarifa social recai sobre a primeira faixa de consumo, que será estendida de zero a dez metros cúbicos por mês para zero a quinze metros cúbicos/mês, com desconto de 50%.

Serão beneficiados usuários residenciais inscritos no programa Bolsa Família do Governo Federal. Também será garantida ao beneficiário a isenção do serviço da primeira ligação domiciliar, sendo permitida apenas uma ligação por usuário. “Isso é muito importante. Imagina as pessoas que têm dificuldade financeira poderem pagar uma tarifa de água menor. Isso me deixa muito feliz”, disse o governador.

Omar Aziz também ressaltou que a água já está chegando à maioria das residências previstas na zona leste e, em breve, será estendida para a zona norte. “Eu acho que nesse primeiro momento você já vê que estamos chegando com água nas casas das pessoas, o que é mais importante para a gente”, disse o governador.