Omar Aziz entrega mais 512 apartamentos na Zona Leste e anuncia quase 6 mil moradias na Zona Norte para janeiro - Fato Amazônico




Omar Aziz entrega mais 512 apartamentos na Zona Leste e anuncia quase 6 mil moradias na Zona Norte para janeiro

O governador Omar Aziz afirmou ontem durante a entrega de 512 apartamentos do Conjunto Viver Melhor III, no bairro Cidade de Deus, zona leste, que até o dia 3 de janeiro pretende entregar quase 6 mil apartamentos da segunda etapa do Residencial Viver Melhor, que estão prontos para morar, no bairro Santa Etelvina, também. Omar Aziz entregou as moradias juntamente com a presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, e o vice-governador, José Melo.

“Em pouco tempo conseguimos entregar quase 9 mil moradias, através da persistência e determinação e vamos beneficiar muito mais pessoas na capital e no interior, onde também estamos construindo muitas casas”, disse o governador, logo depois de visitar o apartamento da auxiliar administrativa Andreia Simone dos Santos.

Andreia é mãe de três filhos e estava bastante emocionada por estar realizando o sonho da casa própria. “Nem acredito que seja verdade que estou vivendo isso. É uma alegria tão grande, sem explicação; um presente de Natal”, disse ela, que até pouco tempo dividia uma pequena casa alugada com a irmã.

As unidades habitacionais entregues pelo governador Omar Aziz possuem 38 m², divididos em sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. O conjunto foi construído pela construtora RD com recursos dos Governos Federal e Estadual. Foram investidos R$ 26.989.046,72 na obra, sendo que R$ 13.562.547,06 são de contrapartida do Governo do Amazonas.

As famílias beneficiadas foram selecionadas no banco de dados da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) a partir de critérios como não possuir moradia e ter família constituída com filhos. As primeiras entregas de apartamento foram iniciadas em 16 de outubro deste ano.

A segunda etapa do Residencial Viver Melhor está sendo construída em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, com 5.384 unidades entre casas e apartamentos. Com a primeira etapa constituída de 3.511 unidades, entregues ano passado, o Residencial Viver Melhor é o maior conjunto residencial do Minha Casa Minha Vida no Brasil, totalizando 8.895 mil apartamentos e casas. Também estão sendo finalizados três novos pavilhões do Lar dos Hansenianos, na Colônia Antônio Aleixo, totalizando 24 unidades.

Ronda no Bairro no interior

O governador Omar Aziz também participou na noite desta quinta-feira, 28 de novembro, da formação de 319 cabos e sargentos da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), concludentes de cursos de aperfeiçoamento profissional ministrados na Academia da PMAM. Durante a solenidade, Omar Aziz anunciou que, nos próximos três meses, pretende implantar o programa Ronda no Bairro em 14 municípios e que, no dia 7 de dezembro, lançará o programa de segurança no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus). Durante o evento, onde estiveram presentes a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), Nejmi Aziz, e o vice-governador, José Melo.

“Semana que vem vou à Humaitá. Depois vamos implantar o Ronda no Bairro em Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Lábrea, Coari, Eirunepé e assim por diante, para que a mesma segurança que Manaus tem, hoje, aconteça no interior”, afirmou Omar Aziz.

O governador destacou que a formação dos novos cabos e sargentos, faz parte da política de valorização do policial militar adotada pelo seu governo. Segundo ele, uma boa polícia não se faz apenas com equipamentos e prédios novos, mas com o investimento no capital humano da Polícia Militar, que reflete diretamente na diminuição nos números da criminalidade, principalmente em Manaus, que, no primeiro semestre de 2013, em comparação com o mesmo período de 2012, teve uma diminuição de 29% no número de homicídios.

Omar Aziz também ressaltou os investimentos feitos desde o início da sua administração na Segurança Pública do Amazonas, com aumento no efetivo, compra de equipamentos e armamento, além de reajuste salarial acima do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). “Nenhum outro governador investiu tanto nesse setor quanto eu. Desde 2011 foram mais de quatro mil policiais promovidos. E recentemente ingressaram outros dois mil e quinhentos, além desses outros 300 que estão se formando hoje”.