Omar Aziz participa de solenidade de posse de reitor eleito na UEA - Fato Amazônico

Omar Aziz participa de solenidade de posse de reitor eleito na UEA

O governador Omar Aziz participou, ontem à noite da solenidade de posse do reitor, Cleinaldo de Almeida Costa, e vice-reitor, Mario Augusto Bessa, eleitos pela comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O chefe do executivo destacou a democratização do processo de escolha do reitor.

“Quando eu assumi o governo, eu disse que até o final do meu governo eu iria democratizar a UEA. A primeira atitude que tomamos foi eleições para gestores das unidades. Após essa primeira etapa e o amadurecimento, veio a eleição para reitor, que hoje se concretiza. Eu sempre lutei pela democratização desse país e lutei pela democratização direta da Universidade do Amazonas”, frisou.

A cerimônia, realizada no salão Solimões do Palácio Rio Negro, contou com a presença do vice-governador José Melo, do prefeito de Manaus, Arthur Neto, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Josué Neto, e do ex-governador do Estado e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, além de outras autoridades civis e militares.

Omar Aziz também destacou a confiança no trabalho do reitor e do vice-reitor. “Eu tenho certeza de que nesses próximos quatro anos a universidade vai estar em boas mãos”, disse. Ele ressaltou o crescimento da universidade ao longo dos anos, com o aumento do orçamento de R$ 100 milhões no primeiro ano para R$ 400 milhões atualmente e a expansão no interior, onde, segundo ele, o desejo da população é a construção de uma unidade da UEA em cada cidade.

O governador parabenizou ainda o ex-governador Amazonino Mendes, fundador da universidade em 2001, e pediu ao reitor que mantenha firme o sonho da construção da Cidade Universitária, e garantiu que José Melo dará continuidade ao trabalho já foi iniciado.

Em seu discurso o reitor Cleinaldo Costa afirmou que o compromisso dos próximos anos é o crescimento da universidade em diversos aspectos. “Vamos fortalecer a graduação, pós-graduação, qualificação dos docentes, com oferta de mestrado e doutorado, melhoria na estrutura de laboratórios, elevando o patamar de excelência da UEA”.

Cleinaldo, que assumiu o cargo interinamente há 11 meses, substituindo José Aldemir de Oliveira, agradeceu ao governador Omar Aziz pela democratização da universidade e ressaltou o compromisso de sempre valorizar e lutar pelos alunos oriundos do interior do Estado. De acordo com ele, os alunos vindos do interior sempre terão as mesmas oportunidades e atenção que os alunos da capital.

Eleição – O pleito que elegeu a chapa composta por Cleinaldo Costa e Mario Bessa, no dia 20 de março deste ano, contou com a participação de 9.848 eleitores, sendo 822 professores, 8.493 alunos e 533 técnicos-administrativos. A chapa de Costa e Bessa obteve 50,42% dos votos válidos. A homologação do resultado oficial foi realizada na última sexta-feira, dia 28 de março. No total, a UEA montou 78 seções eleitorais para receber os votos dos alunos, professores e servidores técnicos-administrativos aptos a votar, conforme o edital 01/2014.

Estrutura física e humana – Atualmente, a UEA possui 26 mil alunos, sendo mais de 23 mil nos cursos de graduação e os demais em cursos de pós-graduação. A universidade tem ainda 58 cursos regulares e 38 de oferta especial, além de oito cursos de mestrado e cinco de doutorado, além de cem cursos de pós-graduação lato sensu.

Em Manaus, a UEA possui sete unidades. No interior a UEA conta com seis Centros de Estudos Superiores (Itacoatiara, Lábrea, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé) e 11 Núcleos de Ensino (Boca do Acre, Careiro Castanho, Coari, Carauari, Eirunepé, Humaitá, Manacapuru, Maués, Manicoré, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo). Estão em construção também 17 novos Núcleos.