A Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública do Amazonas realizou, durante a semana passada, um curso de formação para policiais civis, militares e guardas municipais do município de Manicoré (distante 391 quilômetros de Manaus) , que abordou a atuação policial frente a grupos sociais vulneráveis. A atividade foi encerrada com a realização de uma audiência pública sobre a segurança da cidade.
 
A aula inaugural foi ministrada pelo ouvidor-geral do sistema, delegado João Victor Tayah, que falou sobre ‘Direitos Humanos na Atividade Policial’ e abordou o tratamento policial para mulheres, LGBTs, idosos, crianças e adolescentes. “Nos propusemos a montar uma equipe, que além de mim, contou com um investigador e um sargento, lotados na ouvidoria, e fomos ao município para conversar com os policiais civis, militares e guardas municipais”, disse Tayah.
 
No último dia de atividade, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal em que foram abordados temas referentes a segurança pública na cidade. A reunião contou com a presença do prefeito, Sebastião Medeiros, do vice-prefeito, Jefferson Campos, entre outras autoridades, além de representantes da sociedade civil organizada e população em geral.
 
O curso foi realizado pela Ouvidoria, atendendo a recomendação conjunta do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado (MPE), após denúncias de irregularidades na atuação policial no município, em 2015.
 
A Ouvidoria – A Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública do Estado funciona no Conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, e está à disposição da população e de servidores do sistema de segurança, que podem fazer denúncias, sugestões e críticas sobre o trabalho das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Transito (Detran).
 
O atendimento da ouvidoria pode ser feito pelo Núcleo de Atendimento ao Cidadão, na sede do órgão ou meio dos sistemas virtuais e-SIC, do Governo do Estado e e-OUV, que faz parte do Sistema de Segurança de ouvidorias do Poder Executivo Federal, reunindo ouvidorias de todo o Brasil, e pelo e-mail ouvidoriadeseguranca.[email protected].