Palestra alerta segurados e servidores sobre o câncer de próstata. Fotos: Jackeline Brazão.

Em alusão ao Novembro Azul, a Prefeitura de Manaus, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), realizou ontem (12/11), uma palestra sobre saúde do homem e câncer de próstata voltada aos segurados do município.

O ano de 2018 deve encerrar com o registro de quase 70 mil novos casos de câncer de próstata em todo o Brasil, um risco estimado de 66 novos casos a cada 100 mil homens. A previsão é do Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão brasileiro auxiliar do Ministério da Saúde, que aponta para a repetição dos números em 2019.

Foi para alertar sobre esse inimigo silencioso que a Manaus Previdência tratou sobre a doença em sua palestra mensal aos segurados do município, com a participação dos servidores do órgão. “A apresentação de dados, aliados a imagens que demonstram muito bem as consequências da doença, causam impacto nos espectadores e, com isso, esperamos motivar os homens a realizarem seus exames de rotina, a fim de evitar problemas de saúde”, explica a coordenadora do Setor de Psicossocial da Manaus Previdência, Darla Gondim.

A palestra ficou a cargo da discente de Enfermagem, Janaína Santana, que enfatizou a importância de identificar qualquer alteração na próstata, a fim de se evitar a formação de um câncer. “E, caso este já esteja instalado, diagnosticado na fase inicial há mais de 80% de chances de cura”, diz, lembrando que esse percentual vai decaindo à medida que o diagnóstico vai ficando tardio. “E esse alerta deve ficar redobrado, se houver casos de câncer na família. Aí, o risco de desenvolver a doença chega a dobrar”, alerta.

Aconselha-se o início do exame da próstata aos homens a partir dos 45 anos e aos 40, aos que tem histórico familiar da doença.

Conscientização

Um dos participantes da palestra foi o servidor Edílson Santana, 36. Impressionado, ele diz que o que mais chamou sua atenção foi ter visto detalhadamente como a doença se desenvolve. “Aproveitei para tirar dúvidas sobre os sintomas e vi que é algo sério que devemos ter cuidado e quebrar o preconceito que nós, homens, temos”, admite.

Sobre a doença

O que é: tumor maligno na próstata (localizada abaixo da bexiga, envolvendo a parte inicial da uretra), gerando o aumento do tamanho da glândula.

Sintomas do aumento da próstata:

– Sensação de não esvaziar totalmente a bexiga, após urinar;

– Necessidade frequente de urinar;

– Jato urinário muito fraco;

– Dificuldade para conter a urina;

– Necessidade de fazer força para começar a urinar;

– Necessidade de levantar à noite para urinar.