Cursos profissionalizantes nas áreas de informática, línguas, assistência administrativa e organização de eventos serão ofertados aos servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) esse ano. Os cursos serão gratuitos, viabilizados através de parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e terão certificação reconhecida pelo mercado de trabalho.

As aulas serão ministradas nas dependências da Câmara e os professores cedidos pelo Cetam. Os conteúdo programático será dividido entre aulas teóricas e práticas e as turmas terão no máximo 30 alunos. “Nosso objetivo é permitir que a pessoa aprenda a teoria e ponha em prática ainda durante o curso. Acreditamos que dessa forma o aprendizado é mais eficiente”, destaca o diretor de recursos humanos da CMM, Luís Neto.

Entre os cursos ofertados estão os de assistente administrativo, agente de portaria, informática básica, recepcionista, fotografia, redação oficial, cerimonial e organização de eventos, inglês e espanhol básico. A cartela de cursos foi definida com base na demanda interna da Casa Legislativa.

Alguns cursos, como o de informática, agente de portaria e assistente administrativo, também terão vagas abertas para a comunidade. Entre as exigências comuns aos cursos está o mínimo de 75% de frequência  para obtenção de certificado.

A previsão é que as aulas tenham início na segunda quinzena de março. “Nós estamos trabalhando na renovação do termo de cooperação técnica com o Cetam e tão logo o documento seja assinado iremos dar início aos cursos”, declara Luís Neto. Ele explica ainda que a CMM ficará responsável por ceder as instalações e o material didático utilizado nos cursos e o Cetam cederá o professores e instrutores.