Parceria garante atendimento fisioterapêutico para crianças com câncer em Manaus - Fato Amazônico




Parceria garante atendimento fisioterapêutico para crianças com câncer em Manaus

Parceria firmada entre o Instituto Amazonense de Aprimoramento de Ensino em Saúde (Iapes) e o Grupo de Apoio às Crianças com Câncer no Amazonas (Gacc) vai garantir o atendimento fisioterapêutico para mais de 50 crianças em tratamento da doença e que são atendidas pela instituição, localizada no Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.

A parceria foi oficializada neste final de semana com a presença do fisioterapeuta da Seleção Feminina de Vôlei, Alexandre Ramos, que está em Manaus ministrando cursos da área de fisioterapia esportiva.

De acordo com o diretor-presidente do Iapes, Daniel Xavier, a primeira fase do projeto é fazer a triagem das crianças. “Queremos atender o maior número de crianças por meio desse projeto, uma vez que a área de oncologia pediátrica ainda não é muito desenvolvida. Inicialmente, vamos verificar quais as prioridades de cada paciente, destacou.

Para o fisioterapeuta, Alexandre Ramos, o esporte e a saúde estão sempre ligados e ajudar o próximo vai além de cuidados médicos. “O câncer é algo que não se espera, pode acontecer com qualquer pessoa. Precisamos dar mais carinho, amor e respeito a essas crianças. Saio daqui com uma expectativa suprida, pois vivenciar esse momento é muito gratificante”, comenta Alexandre.

A diretora do Gacc, Joyce Loureiro, afirmou que a parceria irá amenizar os transtornos das crianças com câncer em relação deslocamento para outras unidades de saúde. “Parcerias como essa são sempre bem vindas. Claro que vão ocorrer casos que serão necessários um atendimento mais específico, mas em menor quantidade”, afirmou Joyce.

Segundo Daniel Xavier, o atendimento a essas crianças vai ocorrer em uma sala com equipamentos apropriados ao desenvolvimento do trabalho de fisioterapia, no período de duas a três vezes por semana. As atividades iniciarão em 14 de dezembro com a triagem das criança.