Parceria garante curso de informática gratuito para idosos frequentadores do PMI - Fato Amazônico

Parceria garante curso de informática gratuito para idosos frequentadores do PMI

A Escola Municipal José Carlos Mestrinho, na Vila Amazonas, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus, realizou o lançamento do Curso de Informática Básica para Idosos, na manhã de ontem, segunda-feira, 27. O curso vai até o dia 24 de junho e beneficiará 35 frequentadores do Parque Municipal do Idoso(PMI). A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Fundação Doutor Thomas (FDT) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

O projeto visa atender o público da terceira idade que tem pouco contato com o computador e a internet. As aulas serão realizadas nas salas do Telecentro da escola, com sistema Netbil, em 11 computadores – todos integrados em rede e com internet, no período de segunda a sexta-feira, em duas turmas, com início às 7h30 e término às 11h30.

“Como o Parque do Idoso não tem uma sala de informática, nós resolvemos atendê-los nesse sentido de interagir com o computador e a novas tecnologias. É legal tudo isso, porque esses idosos vão estar no mundo mágico da internet e com um instrutor do Cetam para ensiná-los”, explicou a diretora da escola, Conceição Aguiar, ao destacar que já há idosos no cadastro de espera para fazer o curso em outra oportunidade

O instrutor do Cetam, Alex Lima Pedroso, responsável pelo curso, disse que utilizará uma didática diferente para este público. Segundo ele, toda atenção possível será prestada para que o idoso esteja usando as ferramentas da internet e informática ao término do curso.

“É uma metodologia diferente porque são idosos e merecem um pouco mais de atenção. Vamos fazer uma explicação do conteúdo, mostrar slides dentro de uma linguagem que eles possam entender. Nesse primeiro dia, eles aprenderam a manipulação do mouse. Vou trabalhar com uma hora de aula teórica e depois uma na parte prática”, explicou a didática.

Com uma pequena noção de computador, a aposentada Francisca das Chagas Pereira de Souza, 63, ficou feliz pela oportunidade de aprender um pouco mais sobre como usar um computador.

“Já usei um computador antes, mas sem muita técnica. Acho ótimo esse curso, porque nem todas (as pessoas) têm a chance de ter um computador em casa. Hoje em dia, temos que saber de tudo um pouco, inclusive mexer em um aparelho desse. Meus netos têm computador em casa e agora com esse curso vou usar melhor”, avaliou.

Ao final do curso de informática básica, os participantes receberão um certificado que será entregue no auditório do Parque Municipal do Idoso.