Parque dos Bilhares é reinaugurado com academia ao ar livre e estação de reparos para bicicletas - Fato Amazônico

Parque dos Bilhares é reinaugurado com academia ao ar livre e estação de reparos para bicicletas

O Parque Ponte dos Bilhares, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), foi reinaugurado, no início da noite do último sábado, 7, com mais segurança e equipamentos novos para a população, marcando também o encerramento da Semana do Meio Ambiente 2014. O espaço conta agora com uma academia ao ar livre – a maior da cidade com 14 equipamentos distribuídos em três ilhas -, nova iluminação em LED que contribuiu para o aumento da segurança no local e uma Estação de Reparos para Bicicletas, a primeira Bike Station da Região Norte, instalada próxima ao estacionamento da segunda etapa, disponibilizando nove tipos de ferramentas para consertos de bicicletas.

A estação para as bicicletas é resultado da parceria entre o Movimento Pedala Manaus e a prefeitura, como forma de oferecer mais conforto e comodidade para os ciclistas que frequentam o parque. Uma Pedalada Ambiental marcou a entrega do parque, com a participação de mais de 250 ciclistas. “Estamos entregando o Parque Ponte dos Bilhares com mais segurança, iluminação a LED, equipamentos públicos novos, mais verde e, sobretudo, mais humanizado. Esperamos poder contar com a parceria da população para nos ajudar na conservação deste espaço tão importante para a cidade”, comemorou a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, que junto com diversas autoridades municipais fez o descerramento da placa de inauguração das obras de revitalização.

Além do passeio ciclístico, a solenidade foi marcada também pelo lançamento da revista em quadrinhos Motorista Ecológico, de autoria do juiz titular da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias, Adalberto Carim, também presente ao evento. A publicação foi produzida com o apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e traz dicas e ensinamentos aos motoristas sobre como contribuir para um meio ambiente melhor e mais saudável.

A programação contou ainda com a realização da Feira Ambiental de Manaus, com a parceria de órgãos como a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Manaustrans, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Manaus Ambiental, Grupo de Mulheres da Comunidade Julião, da RDS do Tupé, entre outros, como expositores.

A festa teve também as apresentações do Coral da Manaus Previdência com Raízes Caboclas, do Grupo de Maracatu Quebra Muro eo cantor e compositor Marcos Melo, além de torneio de futsal e basquete. Um dos momentos que mais empolgou os presentes ao evento foi a chegada da Pedalada Ambiental, quando os ciclistas fizeram a reabertura simbólica do parque, entoando o Hino Nacional. Os participantes foram recebidos pelas diversas autoridades e assistiram ao plantio simbólico de três árvores das espécies Pau Brasil e Jutairana, marcando o reinício de atividades. Os ciclistas também foram contemplados com o sorteio de kits de segurança e bicicletas doadas por empresas parceiras.

Em nome do prefeito Arthur Virgílio Neto, o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, destacou a importância da iniciativa da revitalização do Parque Ponte dos Bilhares, sobretudo com atividades que contribuem para a melhoria da saúde da população. Ele enalteceu a instalação da academia ao ar livre e anunciou que ainda este ano a Prefeitura de Manaus estará instalando outras academias na cidade, como forma de incentivar a prática de exercício e estimular o convívio social.

A secretária Kátia Schweickardt agradeceu o apoio e a determinação da equipe da Semmas e instituições parceiras para a concretização do projeto de revitalização. Entre as quais, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e a ManausLuz, responsáveis pelas obras de instalação da nova iluminação a LED. O Parque Ponte dos Bilhares fica aberto todos os dias, das 7h às 23h.