Pela primeira vez na história, Amazonas tem atleta convocado para o Campeonato Mundial de Karatê Cadete Junior, que acontece na Espanha - Fato Amazônico

Pela primeira vez na história, Amazonas tem atleta convocado para o Campeonato Mundial de Karatê Cadete Junior, que acontece na Espanha

O esporte amazonense inicia mais um bonito capítulo. Desta vez, o protagonista é o amazonense Ryan Christian, que ontem (11), foi convocado para o 10º Campeonato Mundial de Karatê Cadete Junior e Sub-21, que acontece no período de 22 a 29 de outubro, em Santa Cruz de Tenerife/ Espanha. A façanha, inédita para o Amazonas, traz a chance de um título internacional e é um reconhecimento da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) ao atleta que vem obtendo resultados expressivos nos últimos tempos.

Apoiado pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Ryan Christian, 15, é natural de Borba (215Km da Capital) e foi bronze no Sul-Americano dia 29 de junho pela modalidade Kata. Com o resultado, conquistou classificação para o Pan-Americano, e um mês depois ainda levou a prata pelo Brasileiro, ao disputar o Kumitê pela categoria 14 e 15 anos.

“Não poderíamos receber melhor notícia, o Amazonas pela primeira vez na história terá um amazonense no Mundial e isso é algo maravilhoso para o esporte, pois mostra a evolução e os frutos de um trabalho, que é esperado há tempos. O Ryan é um exemplo, pois é um atleta que descobriu a modalidade no interior, se esforçou, e agora está ganhando o mundo através do esporte”, destacou o presidente da Federação Amazonense de Karatê (FAK), Washington Melo, ao comentar sobre os motivos da convocação do atleta

“A classificação do Ryan está vindo da boa temporada dele. Este atleta foi o melhor classificado, único medalhista do Brasil no Sul-Americano. Sendo assim, o Brasil coloca dois atletas por categoria e, como ele foi o melhor, ele foi convocado para o Pan. No Pan, ele tambem continuou sendo o melhor, ganhando três rodadas, só perdendo na disputa do terceiro. Conquistando bom índice, Ryan foi classificado para o Mundial”, explicou.

Ryan Christian mora em Borba e na próxima semana vai enfrentar 20 horas de barco para chegar a Manaus e disputar o Campeonato Amazonense de Karatê, que acontece dias 23 e 24 de setembro, no Cassam (São Lázaro). Para o garoto, o percurso longo até a Capital é indiferente frente ao que o esporte vem proporcionando: conquistas e boas histórias.

“Eu estou muito feliz com a história que venho escrevendo no esporte. Sou o primeiro amazonense a medalhar num Sul-Americano, o primeiro tambem a ir para o Mundial. Agradeço a todos pelo apoio e espero ainda dar muito orgulho para o meu estado. Hoje sou exemplo na minha cidade e quero continuar assim”, destacou ele, que aos comandos das senseis Rosely Pantoja e Alcilei Costa tem um a rotina dura de treinamentos na academia ‘Fênix de Karatê’, somando quase quatro horas diárias de preparação física e técnica.