Pesquisa do Ibope aponta Braga com 64% das intenções de voto na disputa pelo governo do Amazonas - Fato Amazônico

Pesquisa do Ibope aponta Braga com 64% das intenções de voto na disputa pelo governo do Amazonas

O Diretório Nacional do PMDB divulgou nesta quarta-feira pesquisa Ibope realizada para o todo ao país onde mostra que, para o governo do estado do Amazonas, o senador Eduardo Braga (PMDB/AM) tem 64% das intenções de voto, se a eleição fosse hoje. No segundo lugar da pesquisa onde no primeiro cenário não aparece a federal Rebecca Garcia, aparece vice-prefeito de Manaus, Hissa Abrahão (PPS), com 15%.

O vice-governador José Melo (Pros), que deverá ser candidato a reeleição tem 9%; e em quarto o deputado estadual Chico Preto, com 3%. Brancos e nulos somaram 7% e 3% não souberam ou não responderam.

Num segundo cenário, onde consta o nome de Rebecca Garcia (PP), Braga tem 61% das intenções de voto, Hissa, aparece 13% já superando a deputada federal que 11%, 7% de Melo e 2% do candidato do PMN. Brancos e nulos somam 4% e não souberam ou não responderam 3%.

Nos dois cenários do Ibope, se eleição fosse hoje, o senador Eduardo Braga, venceria no primeiro turno já que a soma das intenções de voto dos demais adversários não supera o percentual por ele registrado.

Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador simplesmente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar uma lista de possíveis candidatos), os nomes mais mencionados foram:

Índice de rejeição

Além de estar com ampla margem na intenção de votos para o governo do Amazonas nas eleições de 2014, o senador Eduardo Braga é o pré-candidato que possui o menor índice de rejeição entre todos os possíveis candidatos avaliados:

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 28 de março e entrevistou 812 pessoas. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. As perguntas cujas somas das porcentagens na totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou múltiplas respostas.