Petição pedindo asilo para Snowden registra 2 mil assinaturas a cada hora - Fato Amazônico




Petição pedindo asilo para Snowden registra 2 mil assinaturas a cada hora

A petição online pedindo que o governo brasileiro conceda asilo político ao ex-consultor da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden registrou nea última quarta-feira (18) uma média de 2.034 mil assinaturas por hora. Publicada no site Avaaz no dia 21 de novembro, a campanha ganhou maior visibilidade após a divulgação de uma carta aberta de Snowden citando a necessidade de um asilo político, para que ele possa continuar denunciando o esquema de espionagem envolvendo o governo dos Estados Unidos. A medição feita pelo Terra levou em consideração as assinaturas registradas entre 11h30 e 13h desta quarta.

“Se Snowden estivesse no Brasil, é possível que ele pudesse fazer muito mais para ajudar o mundo a entender como a NSA e aliados estão invadindo a privacidade de pessoas no mundo todo, e como podemos nos proteger”, diz o texto pedindo apoio aos brasileiros. A campanha foi criada por David Miranda, publicitário e namorado do jornalista Glenn Greenwald – o responsável pela divulgação dos casos de espionagem do governo Barack Obama no mundo.

“Se o Brasil der asilo, os EUA não poderão fazer nada. Nós precisamos dos EUA na economia? Sim, mas eles também precisam da gente. Estamos pensando em ajudar uma pessoa. Ele é um grande herói para o mundo inteiro e o Brasil pode peitar os EUA”, disse Miranda em entrevista exclusiva ao Terra,terça-feira (17).