Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Em 20 dias de ação, o “Plano Obras de Verão” da Prefeitura de Manaus atingiu a marca de mais de 1.400 ruas atendidas pelas equipes de infraestrutura. A ação está levando serviços de tapa-buraco, terraplanagem, drenagem profunda e superficial, além da aplicação de massa asfáltica para todas as zonas da cidade. A meta, determinada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, é atingir a marca de 2 mil vias beneficiadas por mês e ao final da ação, 10 mil ruas.

A ação tem chegado às comunidades mais distantes. Entre elas, o Lago Azul, no quilômetro 2 da AM-010 (estrada que liga Manaus a Itacoatiara). O local não tinha qualquer infraestrutura, suas vias tinham a base ainda em solo natural. Hoje, após a chegada das equipes de obras, a realidade começou a mudar. Mais de 90% das ruas já recebeu terraplanagem total e começam a receber o asfalto. A previsão é que nos próximos 60 dias todas as 27 vias da localidade estejam com os serviços de infraestrutura concluídos, beneficiando 1,8 mil famílias que moram na área.

“Nosso objetivo é esse: levar infraestrutura a todas as comunidades que necessitam de nossos serviços, algumas áreas mais, outras menos. Completamos 2 mil dias consecutivos de gestão e nada melhor que oferecermos uma cidade completamente estruturada à população. Já realizamos neste 2 mil dias fortes ações de infraestrutura e este trabalho de agora vem completar ações anteriores”, destacou o prefeito Arthur Neto.

Outra localidade que também vem recebendo as equipes de infraestrutura é o Grande Vitória, localizado na zona Leste. Com mais de 40 vias já atendidas e outras 30 em andamento, além do asfalto, o “Plano Obras de Verão” vai levar para a área também o reforço na iluminação, com luminárias a LED. As vias também receberão projetos paisagísticos onde há canteiros centrais e reforço de limpeza e drenagem profunda e superficial, serviços mantidos regularmente pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Paralelamente aos trabalhos executados no Grande Vitória, o plano de verão irá contemplar as comunidades Gilberto Mestrinho, Cidade do Leste e Comunidade das Pedras, localizadas na mesma área.

Na zona Norte, no bairro Alfredo Nascimento, um dos mais populosos da área, mais de 120 ruas serão atendidas. Nos primeiros dias de obras, as ruas Marcos Cavalcante e as ruas 12, 13 e 24 foram concluídas. As demais continuam recebendo obras das equipes da prefeitura.

No Monte Pascoal, na mesma zona, o “Plano de Verão” já atingiu as ruas Beija-Flor, Uirapuru, Canarinho, Sabiá, Curió, Santo Afonso, Santa Beatriz, São Nicolau. Atualmente, as equipes realizam o recapeamento asfáltico na avenida Tenente Roxana Bonessi, via conhecida como igarapé do Passarinho, também na mesma região.

Paralelo a estes trabalhos, há ainda equipes de infraestrutura nos bairros Cidade Nova, Puraquequara, Petrópolis, Japiim, Cachoeirinha, Alvorada e Monte Pascoal, entre outros.

Mão de obra

Para cumprir a meta de 2 mil ruas atendidas mensalmente, a Prefeitura de Manaus reforçou o número de profissionais nas ruas. São 54 equipes, ampliando as frentes de obras em serviços básicos, além do reforço de ações nos corredores viários e até com a melhoria da infraestrutura de pontes em concreto, quando necessário. Outro trabalho realizado é nos bueiros. As estruturas abertas estão recebendo tampas.

“Não estamos medindo esforços para cumprirmos a meta das 2 mil ruas por mês. Com o verão intenso, esse trabalho será cada vez mais ampliado. É uma determinação do prefeito Arthur Neto levarmos e reforçarmos a infraestrutura em todas as zonas da cidade”, disse o secretário da Seminf, Kelton Aguiar, destacando ainda que mesmo com as equipes dos mutirões, os 17 distritos de obras continuam o trabalho rotineiro de atender às demandas mais específicas e emergenciais encaminhadas pela população.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •