Planos operativos para a Copa serão encaminhados ao Ministério da Saúde - Fato Amazônico

Planos operativos para a Copa serão encaminhados ao Ministério da Saúde

No encerramento da XVI Câmara Temática de Saúde, nesta sexta-feira, 21, representantes do Ministério da Saúde solicitaram o encaminhamento dos Planos Operativos das ações de saúde de cada uma das cidades que serão sedes na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. O documento deve ser entregue ao Ministério da Saúde até o dia 31 de março para que os dados possam ser compartilhados entre os representantes dos estados e para a melhoria de cada um dos planos desenvolvidos nas capitais.

Durante a Câmara Temática, a representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Denise Resende, alertou para os prazos de credenciamento das equipes que vão atuar dentro dos estádios e também para os processos de atendimento em saúde nos Fan Fest´s, onde milhares de torcedores deverão acompanhar os jogos da Copa. “Nós estamos saindo de Manaus com a certeza de que todos os planos operativos terão uma qualidade maior graças as experiências compartilhadas aqui”, ressaltou Denise.

Outra novidade apresentada no último dia do evento é a intensificação do atendimento do Disque Saúde 136. Do dia 2 de junho ao dia 23 de julho, o serviço de ouvidoria para denúncias e pedido de informações vai funcionar 24 horas, sete dias na semana.

O evento

Durante três dias, Manaus sediou a XIV Reunião da Câmara Temática da Saúde para a Copa do Mundo FIFA 2014. O evento começou na quarta-feira, 19, e encerrou-se nesta sexta-feira, 21, reunindo representantes da área da saúde de todas as cidades e estados que serão sedes dos jogos. Foi a última “Câmara Temática” do ano. O evento vem sendo realizado em cada uma das capitais que vão sediar a Copa.

Os encontros ocorreram com a proposta de reunir as experiências exitosas no processo de planejamento feito por representantes da área da saúde e segurança pública, aperfeiçoando as ações que serão executadas durante a Copa do Mundo. Em Manaus, a programação foi organizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam).

O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, e o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, encerraram a XIV Câmara Temática. “Ficou muito claro para todos nós que o planejamento das ações para a Copa vai muito além da assistência durante o evento. As experiências trocadas durante o encontro nos mostram que avançamos muito e que certamente teremos êxito na execução”, afirmou Evandro Melo.