Polícia Civil prende dono de oficina, apreende carros e peças de veículos irregulares durante a operação 'Desmonte Legal' - Fato Amazônico


Polícia Civil prende dono de oficina, apreende carros e peças de veículos irregulares durante a operação ‘Desmonte Legal’

A Polícia Civil deflagrou, na manhã de ontem (06/06), a operação “Desmonte Legal”, que resultou na prisão, em flagrante, de um homem de 47 anos, dono de uma oficina mecânica situada na avenida Cosme Ferreira, bairro São José Operário, zona leste, por receptação qualificada. Durante a ação, foram apreendidos veículos com restrições de roubos, furtos ou alienados de agências bancárias, que foram desmanchados para que as peças fossem vendidas.

O balanço da operação foi apresentado durante coletiva de imprensa realizada às 11h30, no prédio da Delegacia Geral, na zona centro-oeste da cidade. Coordenada pelo delegado-geral da instituição, Mariolino Brito; diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Geraldo Eloi, e pelo titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), delegado Rafael Allemand, a operação teve início por volta das 8h, em estabelecimentos situados nas zonas norte e leste da capital.

Conforme as autoridades policiais, os trabalhos tiveram por objetivo apreender veículos roubados ou furtados, além de fiscalizar e orientar proprietários de oficinas mecânicas e sucatas, sobre as implicações de guardar e desmanchar veículos oriundos de práticas ilícitas. Ao todo, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas no dia 18 de maio deste ano, pela juíza Andréa Jane Silva de Medeiros, da 5ª Vara Criminal.

Durante a coletiva, o delegado-geral destacou as ações realizadas pela instituição na capital e no interior do Estado. “A Polícia Civil está realizando operações em todo Amazonas, porque o mês de junho é festivo e de muita movimentação. Pretendemos, com esta operação deflagrada na manhã de hoje, inibir furtos e roubos de veículos, que preocupam muito a população. A Derfv fez cuidadosamente o levantamento dos alvos e hoje as equipes cumpriram as ordens judiciais”, pontuou Mariolino Brito.

O diretor do DPM da Polícia Civil falou sobre o objetivo da operação “Desmonte Legal”. “A operação foi deflagrada hoje pela Derfv, com o apoio operacional do DPM. Esse trabalho, além do cunho repressivo, tem o cunho pedagógico, no sentido de que nós estamos fiscalizando e orientando os proprietários e funcionários de oficinas mecânicas e sucatas a trabalharem de forma regular e legalizada”, afirmou Geraldo Eloi.

Flagrante – Durante as diligências, um homem de 47 anos, dono de uma oficina mecânica situada na avenida Cosme Ferreira, bairro São José Operário, zona leste, foi preso por receptação. No estabelecimento do infrator as equipes encontraram um motor de motocicleta roubada.

Materiais apreendidos – Ao longo da ação foram apreendidas peças roubadas ou furtadas, três veículos alienados de agências bancárias que estavam sendo desmontados, além do motor de uma motocicleta com restrição de roubo, que foi encontrado na oficina do homem de 47 anos, preso durante a ação.  

O delegado Rafael Allemand explicou que recebeu a incumbência do delegado-geral e do diretor do DPM para organizar a operação “Desmonte Legal”. “Recebemos a determinação para nós iniciarmos uma operação acerca de oficinas mecânicas e sucatas na cidade de Manaus pra evitar a receptação de veículos roubados ou furtados aqui na cidade. Solicitamos à Justiça o pedido de buscas e apreensões e na manhã de hoje deflagramos a operação ‘Desmonte Legal’. Conseguimos apreender peças de veículos automotores que serão passadas pela análise da perícia técnica para constatar se elas são de algum veículo roubado. Sendo identificados o veículo, as pessoas que estavam na propriedade dessas peças serão indiciadas por receptação também”, pontuou.