Polícia Militar realiza operação "Tabatinga Segura" e apreende 120 menores e colombianos acusados de tráfico de drogas - Fato Amazônico

Polícia Militar realiza operação “Tabatinga Segura” e apreende 120 menores e colombianos acusados de tráfico de drogas

A Polícia Militar do Amazonas realizou neste final de semana a operação "Tabatinga Segura", que resultou na prisão de três colombianos envolvidos com tráfico de drogas e na apreensão de uma arma de fogo, no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) e na apreensão de 120 menores por estarem em situações de risco e posteriormente entregues aos pais, incluindo jovens peruanos e colombianos, além de brasileiros. A ação foi comandada pelomajor Huoney Herlon Gomes, comandante do 8° Batalhão.

Ele ressalta que a ação faz parte da Estratégia de Fronteira do Governo do Estado do Amazonas (Esfron), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e visa proporcionar maior sensação de segurança aos moradores da região da tríplice fronteira Brasil – Colômbia – Peru.

A operação contou com o apoio do Conselho Tutelar e Policiais civis da Esfron. Durante todo decorrer de sexta-feira e sábado ocorreram barreiras policiais de forma ininterrupta com abordagens de brasileiros, peruanos e colombianos, e culminou em fechamento de bares, casas de show, boates e similares que se encontravam com a documentação irregular ou com menores no interior dos estabelecimentos.

"As ações terão continuidade, inclusive com apoio de lanchas policiais, estendendo-se as abordagens a embarcações, canoas, botes e lanchas de transportes de passageiros com vistas a inibir e reprimir o tráfico de entorpecentes”, explica major Huoney.

Tabatinga, por estar localizada na região de tríplice fronteira, é um dos municípios do Amazonas que recebe especial atenção da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, com reforço no policiamento ostensivo e repressivo.

Em breve, de acordo com a SSP-AM, Tabatinga estará recebendo câmeras de monitoramento e um Centro de