Prefeito Arthur Virgílio Neto passa por cirurgia no joelho - Fato Amazônico

Prefeito Arthur Virgílio Neto passa por cirurgia no joelho

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, foi submetido a uma cirurgia na manhã desta sexta-feira, 10, para reconstrução do ligamento cruzado do joelho direito. O procedimento durou aproximadamente duas horas e quarenta minutos e foi conduzido pelo médico ortopedista Rafael Benoliel, que já vinha acompanhando a evolução do quadro médico do prefeito. Ao final da operação, Arthur Neto deixou o centro confiante em uma plena e rápida recuperação.

De acordo com o médico, a cirurgia foi dividida em três fases. No primeiro momento a equipe trabalhou para retirar o material de um procedimento que já havia sido feito no mesmo joelho em 1997. Na segunda parte aconteceu a reconstrução dos ligamentos e do menisco. E, por fim, os médicos fizeram a retirada de um outro material do fêmur e fragmentos de osso.

“A reação dele durante a cirurgia foi muito boa. Ficou acordado o tempo inteiro e questionava o que estava sendo feito. A lesão provocava fortes dores quando eram realizadas atividades físicas por longo período e provocou ainda 60% de perda de massa muscular local”, explicou o médico.

A médica fisioterapeuta Régia Coelho afirmou que os trabalhos de recuperação dos movimentos já começam a ser feitos ainda nesta sexta-feira. Durante a tarde será aplicado tratamento com gelo e, dependendo da recuperação, estímulos elétricos para reforçar a musculatura podem começar a ser feitos. Ela calcula que devem ser realizadas de duas a três sessões de fisioterapia diariamente.

Já no apartamento para onde foi transferido após a cirurgia, o prefeito disse que a expectativa é que a fisioterapia possa surtir efeito rapidamente. Arthur Neto afirmou que deve descansar nos próximos dias, seguir todas as recomendações médicas, mas sem se afastar totalmente das atividades de prefeito. Entretanto, as caminhadas para fiscalizar de obras serão suspensas por ao menos por dez dias.

“Preciso descansar um pouco. Eu não estava bem com o joelho como ele estava. Agora está bem, pois está sólido. Cheguei a cair de bicicleta uma vez porque estava sem força na perna direita. O tempo inteiro andava com medo de torcer, o que seria muito pior se acontecesse. Agora é uma etapa nova. É recuperar a elasticidade, a tonicidade muscular. Eu quero estar pisando já amanhã, mesmo que de muletas. Se puder ir às obras, vou como der”, disse o prefeito.

O prefeito deve deixar o centro médico ainda neste final de semana.