Prefeito de Barreirinha entrega o cofre da Prefeitura na mão do filho - Fato Amazônico

Prefeito de Barreirinha entrega o cofre da Prefeitura na mão do filho

Barreirinha, Am – Criticado pela oposição de desmandos administrativos e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM) de não criar o portal da transparência, o prefeito de Barreirinha, Mecias Batista Sateré (PSD), encontrou um meio prático de resolver todo esses questionamentos de uma vez. Há dois meses, ele entregou o cofre da Prefeitura da cidade na mão do próprio filho, o jovem universitário Mecias Junior, 23 anos, o Butele, ao nomeá-lo secretário de Finanças do Município.

Sem confiar em mais ninguém da administração, e quebrando todas as previsões éticas, Bulete foi chamado pelo prefeito, que está no seu segundo mandato, para tomar conta da pasta mais importante do município, para a coisa pública ficar tudo “em família”. Aliás, Mecias deve lançar o filho candidato a deputado estadual e estaria fazendo nos municípios próximos, como Nhamundá, por exemplo, um alto investimento no negócio.

O ex-vice-prefeito de Barreirinha, José Augusto Nenga, criticou a medida de Sateré. “Isso é vergonhoso, imoral e antiético. Ele nomeou o filho para uma Secretaria tão importante, para fazer currículo, a fim de lançá-lo candidato. Isso é brincar de administrar, é brincar com a população”, afirmou. O vereador Glênio Seixas (PMDB) também protestou. “Uma vergonha. Ele faz da Prefeitura uma extensão da casa dele. Um desrespeito com o povo de Barreirinha”, completou o vereador.

Filho não trabalhava

Fontes do blog DeAmazônia informaram que Bulete foi nomeado pelo pai, no dia 18 de fevereiro e foi exonerado nesta quarta-feira, 02 de abril, porque o prefeito vai anunciar sua candidatura. Servidores, consultados pelo DeAmazônia disseram que o secretário de Finanças, Mecias Junior, nunca apareceu nesses dois meses na Prefeitura para trabalhar, enquanto esteve no cargo.

O prefeito de Barreirinha, que é filiado ao PSD, esteve em dezembro, do ano passado, em Manaus, com o senador Eduardo Braga (PMDB), pedindo apoio político para a campanha do primogênito. O encontro foi presenciado por outros políticos que também estavam neste dia no escritório do senador. O blog tentou falar com o prefeito, mas seu telefone dava na Caixa Postal. Fontes informaram que o prefeito Mecias Sateré viajou para Manaus, onde participa da posse do vice-governador José Melo, que a partir de hoje passa a comandar o Estado, com a renuncia de Omar Aziz.

No mês de fevereiro, deste ano, em visita a Barreirinha, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM), Josué Neto, e ouviu reclamações dos moradores sobre a administração local. “Barreirinha está sem prefeito”, disse Neto, na ocasião.

"Transparência"

Portal da Transparência da Prefeitura foi criado, porém não funciona. Até estada data, 04 de abril, não há existe nenhum documentos, dos atos do prefeito, postados o site para conhecimento da população. Por contrariar a Lei, o prefeito Mecias está sendo processado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM).

Fonte De Amazônia