Prefeito define pautas para 2014 com superintendente da SUFRAMA - Fato Amazônico

Prefeito define pautas para 2014 com superintendente da SUFRAMA

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, teve encontro na segunda-feira, 16, com o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Nogueira, para definir o andamento de projetos comuns às duas instituições a partir de 2014.

A reunião, que aconteceu na sede da Suframa, no Distrito Industrial, serviu para ajustar as ações a serem realizadas no projeto de requalificação daquela área, bem como para trazer novas propostas no que diz respeito a projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, já que no próximo ano haverá uma maior liberação de recursos junto à Suframa para essas iniciativas.

“A prefeitura tem projetos para melhorar a sua arrecadação e o seu sistema de cobrança, então, essa liberação de recursos poderá ser muito bem trabalhada pelo Executivo”, destacou o prefeito. “Outro ponto importante desse encontro é que já em janeiro iniciaremos os primeiros trabalhos para requalificação do calçadão do Distrito Industrial”, completou Arthur.

Entre os órgãos envolvidos no projeto de recuperação do passeio público estão as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), e ainda, o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).

“Já deixei claro, ainda durante a visita do superintendente Thomaz Nogueira ao Palácio Rio Branco, que a nossa ideia é tornar o calçadão do Distrito em uma opção segura para o lazer e para a prática de atividades esportivas, oferecendo maior qualidade de vida à população que mora e trabalha nessa localidade”, concluiu o prefeito.

Em relação aos dez terrenos que serão repassados pela Suframa para o Município, Arthur Neto afirmou que logo no início do próximo ano serão definidas as áreas que serão destinadas para construção de creches e quais receberão novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Segundo Thomaz Nogueira, as obras de recapeamento do Distrito Industrial 1, realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), estão 18% concluídas. “As obras estão em pleno vapor, os recursos estão liberados e as atividades agora só dependem do fator climático”, assegurou o superintende da Suframa. “Os problemas do Distrito não são seccionados, dizem respeito a diversas áreas do poder público e essa reunião com o prefeito Arthur Neto é mais uma ajuda para que cheguemos às soluções definitivas”, continuou Nogueira.

Empresariado

Uma das questões mais debatidas durante o encontro do prefeito com o superintende da Suframa foi possíveis parcerias com os empresários do Polo Industrial para a manutenção do calçadão e dos canteiros centrais.

“Essa foi uma sugestão do superintendente e eu pensei em algo até mais ambicioso que seria contar com a colaboração deles na solução da mobilidade urbana. Mais tempo de sono e de conforto para o trabalhador significa, sem dúvida, mais trabalho, mais produção e maior êxito nos negócios”, avaliou o prefeito.

Ainda em janeiro, além do encontro dos secretários municipais com a diretoria da Suframa, será marcada uma reunião com o empresariado do Polo a fim de firmar essas e outras parcerias com a Prefeitura e a Suframa.