O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, participou na noite de quinta-feira, 6/12, da cerimônia comemorativa pelo aniversário do imperador do Japão, Akihito, que no próximo dia 23 completa 85 anos. Acompanhado da primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro, o prefeito foi recepcionado pela cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi, que assumiu o cargo este ano no Amazonas.

A comemoração acontece em todas as cidades onde o Japão possui consulados e embaixadas. Após o discurso da cônsul-geral, o prefeito foi convidado a participar da “quebra do barril”, cerimônia tradicional em que antecede o brinde pelo aniversário natalício do imperador japonês.

Durante seu discurso, o prefeito destacou a importância da comunidade japonesa no Brasil e no Amazonas. “A comunidade japonesa representa muito, no ponto de vista da miscigenação, que foi muito produtiva, sobretudo nas técnicas de agricultura e na tecnologia industrial, sendo eles um dos principais esteios da Zona Franca de Manaus”, disse.

A cônsul-geral do Japão, Hitomi Sekiguchi, explicou que o imperador irá abdicar do trono em abril de 2019, devido sua idade e condição física. Ela também destacou a presença de imigrantes japoneses na Região.

“Essa é a última comemoração do aniversário natalício do imperador Akihito, pois no ano que vem ele deixa o trono para que seu príncipe herdeiro assuma. Ano que vem completam-se 90 anos de presença da comunidade japonesa no Amazonas”, reforçou Hitomi.

A família imperial japonesa é a mais antiga monarquia hereditária existente no mundo sem sofrer interrupções. Desde 660 a.C., com a ascensão do imperador Jimmu, foram empossados 125 monarcas.