Prefeito visita obras e garante entrega do Quadrilátero da Copa em dezembro - Fato Amazônico

Prefeito visita obras e garante entrega do Quadrilátero da Copa em dezembro

Todas as 15 avenidas que fazem parte do Quadrilátero da Copa estarão totalmente recapeadas até dezembro. A garantia foi dada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto durante vistoria às obras ontem à noite. Os cinco lotes com serviços em andamento estão com 70% da pavimentação concluída.

“Podermos afirmar tranquilamente que até o fim do ano entregaremos todos os principais corredores viários da cidade totalmente recapeados. A nossa expectativa é que até maio, antes da Copa 2014, toda parte de embelezamento, que inclui calçadas, meios-fios, sarjetas e iluminação, também seja finalizada”, afirmou Arthur.

O primeiro lote de obras, que contempla as avenidas Djalma Batista, Dom Pedro, Loris Cordovil, Pedro Teixeira e Turismo, está praticamente concluído. Resta apenas um pequeno trecho da avenida Pedro Teixeira para ser finalizado, uma vez que a avenida do Turismo não receberá recapeamento completo pelas boas condições de trânsito na via. Apenas algumas correções pontuais serão feitas para corrigir pequenas imperfeições. Nos demais lotes, várias frentes de trabalho se dividem dia e noite para terminar a pavimentação dentro do prazo.

O prefeito iniciou a fiscalização na avenida Constantino Nery, que faz parte do segundo lote de obras. Com o início da fresagem (retirada do asfalto antigo) nas faixas exclusivas para ônibus que atenderão ao Bus Rapid Service (BRS) faltam apenas 30% para que os trabalhos de recapeamento sejam finalizados na avenida.

“O asfaltamento das faixas da direita, que atendem aos condutores comuns, já está bem adiantado não só na Constantino, mas também na Torquato Tapajós. Iniciamos agora os trabalhos nas faixas do BRS, que receberão um tratamento diferenciado, porque terão um reforço extra de brita graduada. Só depois é que será aplicada a camada asfáltica com material mais resistente que o atual”, explicou Antônio Nelson, diretor de Engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Arthur Neto também acompanhou a aplicação do novo pavimento da avenida Humberto Calderaro Filho (antiga Paraíba), nas proximidades do Complexo Viário Antônio Simões. As obras devem terminar em dez dias, período em que começarão os serviços na Mário Ypiranga (antiga Recife). Em seguida, o prefeito e os técnicos da Seminf se dirigiram ao lote três, que corresponde à avenida Coronel Teixeira, mais conhecida como estrada da Ponta Negra.

“Parte da avenida Coronel Teixeira será concluída hoje (quarta-feira) pelo Exército Brasileiro. Os trechos que vão do Carrefour até o Shopping Ponta Negra e do chafariz do Tropical Hotel até a Marina do David serão feitos pela administração direta. Nesse último pedaço, demoraremos um pouco mais para fazer o melhoramento da sub-base e base. Nossa ideia é ampliar o itinerário dos ônibus até a marina”, completou o prefeito.

Quadrilátero da Copa

O Quadrilátero da Copa contempla, ao todo, 15 avenidas do entorno da Arena da Amazônia, Centro, Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e Parque Ponta Negra. Os quatro eixos foram divididos em cinco lotes pela Seminf. A reestruturação completa de todas essas vias está estimada em R$ 200 milhões, com recursos do Tesouro Municipal e Caixa Econômica Federal.

LOTE 1 – Djalma Batista, Dom Pedro, Loris Cordovil, Pedro Teixeira e Turismo

LOTE 2 – Constantino Nery, Torquato Tapajós, Max Teixeira e Noel Nutels (até o Terminal de Integração da Cidade Nova – T3)

LOTE 3 – Coronel Teixeira (bola do Carrefour até a Marina do David)

LOTE 4 – Boulevard Álvaro Maia e avenida Brasil

LOTE 5 – Mário Ypiranga, Umberto Calderaro Filho e Autaz Mirim