Prefeitos do Sul do Amazonas, se reúnem em Humaitá na terça-feira para discutir a segurança na região - Fato Amazônico




Prefeitos do Sul do Amazonas, se reúnem em Humaitá na terça-feira para discutir a segurança na região

Na próxima terça-feira, dia 14, prefeitos e representantes dos municípios do Sul do Amazonas estarão reunidos, em Humaitá, para discutir a questão da segurança na região que há 26 dias vive um clima tenso depois do desaparecimento de Aldeney Ribeiro Salvador, Stef Pinheiro e Luciano Ferreira Freire, quando trafegavam pela reserva Tenharim, localizada no quilômetro 85 da BR-230 (Transamazônica) que teriam sidos sequestrados por indígenas em protesto pela morte do cacique Ivan Tenharin numa estrada que liga ao distrito de Matupí.

O encontro será organizado pelo prefeito de Boca do Acre, Iram Lima, presidente da Associação Amazonense de Municípios no Auditório da Universidade Federal do Amazonas, as 9h00 da manhã.

De acordo com Iran, o encontro será o ponta pé inicial que faltava para que os município possam criar força e representatividade perante o governo estadual e federal.

Para o prefeito de Humaitá Dedei Lobo (PMDB), somente com a união dos 10 municípios do Sul do Estado, poderá ser exigido que as forças federais permaneçam na região para combater o tráfico de drogas, armas e outros crime que ocorrem no imenso tráfego na BR 230 (Transamazônica).

De acordo com o prefeito, somente com a permanência das forças federais na região, será possível intermediar e garantir a paz entre índios e não índios.