Prefeitos se reúnem com o presidente do TCE amanhã - Fato Amazônico

Prefeitos se reúnem com o presidente do TCE amanhã

Ao menos 40 prefeitos do Amazonas e representantes dos demais municípios deverão participar de uma reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Josué Filho, nesta quinta-feira (20), às 10h, no auditório do TCE.

Organizado pela Escola de Contas Públicas em parceria com a Associação Amazonense dos Municípios, o encontro foi agendado pelo conselheiro-presidente para sensibilizar os gestores para a importância do encaminhamento das prestações de contas anuais dentro do prazo, que se encerra no próximo dia 31 de março.

No encontro com os prefeitos, o conselheiro Josué Filho vai tratar sobre os prazos, as responsabilidades do gestor em relação à prestação de contas, sobre os documentos necessários, as principais irregularidades e ainda sobre as remessas dos balancetes mensais pelo sistema E-Contas, que está substituindo o sistema de Auditoria de Contas Públicas (ACP).

Desde o dia 27 de fevereiro deste ano, a ECP tem realizado cursos para gestores com finalidade de diminuir o índice de inadimplência em relação às prestações de contas. O desejo do conselheiro Josué Filho — que adotou uma postura pedagógica para sua gestão — é que os gestores prestem contas corretamente do dinheiro público e evitem multas desnecessárias.

“O Tribunal não é uma casa de condenação, repito. Nós não temos prazer de multar. Na verdade, o TCE quer que o gestor preste bem suas contas e informe como está sendo usado o dinheiro do povo. Por isso, iniciamos os cursos de capacitação”, afirmou Josué Filho.