A Prefeitura de Manaus iniciou ontem, (11/03), duas das quatro atividades voltadas para aposentados e pensionistas do município. Ginástica e Canto Coral abriram a grade dos cursos, que se completa na sexta-feira, 15, com o início das aulas de artesanato e na terça-feira, 19, com as aulas de zumba. As ações acontecem na sede da Manaus Previdência, na av. Constantino Nery, nº 2.480 – Chapada.

“A Prefeitura têm investido na saúde da população por meio de várias ações, que vão desde academias ao ar livre até programas para de práticas desportivas a crianças e adolescentes”, comentou a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon. “Os segurados do município não poderiam ficar de fora e, mais uma vez, conseguimos ceder o espaço da nossa sede para a prática esportiva e de técnicas manuais, como é o caso do artesanato”, disse, adiantando que o Setor de Psicossocial da autarquia já está em conversações com as entidades parceiras para ampliar o número de cursos ainda neste semestre.

Os órgãos parceiros da prefeitura para a realização das atividades deste início de 2019 são a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI-UEA), que cede os instrutores para as aulas de ginástica, canto coral e artesanato, e a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) – integrante da estrutura municipal -, para a realização do curso de zumba. “Estamos trabalhando para oferecer outras atividades, como línguas, que resulta não apenas em mais conhecimento para o segurado, mas estimula o desenvolvimento da memória, habilidades de tomar decisões com mais rapidez e previne ou atrasa o aparecimento de algumas doenças, como o Alzheimer”, lembra Benayon.

SAÚDE

Foi com o intuito de preservar a saúde e manter o controle de peso nos atuais 57 quilos que a aposentada Wanda Melo, 67, renovou a matrícula no curso de ginástica.

Totalmente adaptada ao ritmo da atividade, Melo diz que o curso é garantia de combate às doenças do corpo e da alma.

“Tudo que faz bem ao organismo deve ser incorporado à rotina de todas as pessoas, em especial, das de idade mais avançada”, ensina, parabenizando a didática da professora Márcia Melo, responsável pela turma neste semestre.

Conforme a professora, a programação das aulas vai focar em exercícios que aperfeiçoam o condicionamento físico e cardiorrespiratório, por exemplo, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. “Gosto de trabalhar com esse público e, por isso, estou fazendo uma pós-graduação em Gerontologia-Saúde do Idoso, visando aperfeiçoar o trabalho junto às pessoas da terceira idade”, diz.

No curso de canto coral, os alunos começaram o semestre com aquecimento das vozes e relembrando antigos sucessos para iniciarem a sintonia do grupo. “Eles me ensinam muito, inclusive no conhecimento musical de canções que fizeram parte da vida de cada um, mas que não são familiares a mim. Da minha parte, trago novas músicas e técnicas musicais que aperfeiçoa o trabalho em conjunto”, disse o maestro Miller Miranda, que já acompanha o grupo há alguns anos.

“Vamos ensaiar para fazer uma bela apresentação no mês das mães”, adianta o maestro, referindo-se ao mês de maio, que homenageia as genitoras no segundo domingo do mês.

Conforme o Psicossocial, ainda há vagas para as turmas dos cursos. Os interessados devem comparecer à Manaus Previdência para efetuar a matrícula, com cópia da carteira de identidade, CPF, foto 3×4 e comprovante de residência atualizado, para quem vai se matricular pela primeira vez. Quem já frequentava os cursos oferecidos pela previdência não precisa apresentar nenhum documento. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3186-8000, das 8h às 17h, ou pelo webchat http://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/.

ATIVIDADES

Confira os dias e horários dos cursos na Manaus Previdência

Canto Coral

Segundas e quartas, das 9h30 às 11h

Ginástica

Segundas e quartas, das 8h30 às 10h

Artesanato

Sextas-feiras, das 8h30 às 11h

Início: 15 de março

Zumba

Terças e quintas-feiras, das 8h30 às 10h30