Fotos: D`Castro

Aproximadamente 280 trabalhadores da Prefeitura de Manaus avançam, nesta segunda-feira (12/11), com os serviços de capinação, mutirão e jardinagem nas principais avenidas e bairros da cidade. De janeiro a setembro deste ano, foram 400 ações de mutirão de limpeza realizadas com uma média de 415 toneladas de lixo retiradas por dia dos bairros da cidade.

Os trabalhos de capinação acontecem no Boulevard Álvaro Maia e avenidas Torquato Tapajós, Rodrigo Otávio e Constantino Nery, no período da noite. Quanto à jardinagem, nesta segunda-feira, equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) estão da Praça da Matriz (Centro de Manaus), Conjunto Castelo Branco (Parque 10) e avenida Timbiras (Cidade Nova), com a capinação elétrica.

Há ainda a implantação de um novo jardim na rua Estênio (Vila da Prata), com intuito de inibir a reincidência de uma lixeira viciada desarticulada no local pela Semulsp. “Consideramos a jardinagem e as atividades de capinação como essenciais para a limpeza pública. São trabalhos que beneficiam os logradouros, aumentam a segurança da população e valorizam os bairros”, considerou o subsecretário operacional da Semulsp, José Rebouças.

Capinação, retirada de entulhos, varrição e jardinagem são alguns dos serviços coordenados pela Semulsp, durante o mutirão de limpeza pelo bairro Novo Aleixo, localizado na zona Leste da cidade. “Estamos aproveitando o período da seca para cobrir a maior área possível dentro dos bairros da cidade. É uma das determinações do prefeito Arthur Virgílio Neto levar para perto da população serviços básicos e relevantes”, comentou o subsecretário.

Nesta segunda–feira, o serviço, que já dura quatro dias, avança pelas ruas Itaquerai, Guaíba, Rio Amazonas, Caiapó, Itajaí e Ivaiporã. “Já viemos capinando desde o canal do igarapé na entrada do bairro pela Autaz Mirim. Até o final dessa semana, essa área vai estar toda limpa”, disse Rebouças. Antes de entrar nesse local, as equipes estiveram nos cemitérios de Manaus e nas regiões do Parque Solimões e Pontal da Cachoeira, no Tarumã.

Balanço/Mutirão

Nos últimos três meses, a Semulsp realizou mutirão de limpeza em diversos locais, entre eles os parques Residencial Jefferson Peres (Morro da Liberdade, zona Sul); Mestre Chico (Praça 14, zona Sul); Prosamim do Cajual (Morro da Liberdade, zona Sul); Residencial Liberdade (Betânia, zona Sul); Residencial da Raiz (zona Sul); Gilberto Mestrinho (Cachoeirinha, zona Sul); Residencial Manaus (Praça 14, zona Sul); Residencial Gilberto Mestrinho (Cachoeirinha, zona Sul); bairro Santo Agostinho (zona Oeste); Conjunto Morada do Sol (zona Centro-Sul); Santos Dumont (zona Centro-Oeste); Lírio do Vale (zona Oeste); Conjunto Augusto Montenegro (zona Oeste); Raio do Sol (zona Norte); Comunidade Bela Vista do Puraquequara (zona Leste); Conjunto Cophasa (zona Oeste); Puraquequara (zona Leste), Adrianópolis (zona Centro-Sul) e as 12 comunidades ribeirinhas nos arredores de Manaus.