Fotos: Altemar Alcântara

A fim de garantir um trânsito mais seguro, a Prefeitura de Manaus tem investido na instalação de iluminação LED em faixas de pedestres. Nos últimos dois meses, já são mais de 20 pontos nos corredores de maior fluxo de veículos e pessoas da capital amazonense.

“Estamos atendendo ao chamado do prefeito Arthur Virgílio Neto de implantar projetos em parceria, que possam trazer mais qualidade de vida à população de Manaus. A faixa de pedestre iluminada permite maior concentração de luz na calçada, onde os pedestres aguardam o momento correto da travessia, evidenciando a presença deles aos motoristas”, destacou a secretária municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), Maria Josepha Chaves.

O projeto foi implementado pela equipe técnica da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), estrutura vinculada à Semppe, e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

Entre os pontos mais recentes com a iluminação LED estão as avenidas Desembargador João Machado, próximo ao restaurante La Parilla; Mário Ypiranga, rotatória do Eldorado; Autaz Mirim, em frente ao Rapidão Cometa; Getúlio Vargas, esquina com Ramos Ferreira e 10 de Julho; Ramos Ferreira, em frente ao Instituto de Educação do Amazonas (IEA); Djalma Batista, em frente ao Plaza Shopping; na avenida Coronel Teixeira, em frente à Igreja da Restauração, entre outras áreas da cidade.

As vias com faixas de pedestres iluminadas a LED também recebem a revitalização da sinalização de trânsito implantada pelo Manaustrans. “Implantamos a sinalização horizontal e vertical com o objetivo de oferecer segurança para o pedestre e condutor que utilizam essas vias. É o resultado de um trabalho realizado em parceria com a Semppe, seguindo a orientação do prefeito Arthur Neto, preocupado em salvar vidas no trânsito”, assegurou o diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto.