Prefeitura combate a desnutrição infantojuvenil nas escolas municipais - Fato Amazônico


Prefeitura combate a desnutrição infantojuvenil nas escolas municipais

A Prefeitura de Manaus, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed) promoveu ontem (26/4,) à tarde, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), o Primeiro Encontro de Incentivo nas Práticas Corporais em Escolas da Prefeitura de Manaus. O objetivo do evento é incentivar hábitos de vida saudável, promovendo condutas que proporcionem uma melhoria à qualidade de vida dos alunos das escolas do município, buscando a prevenção de futuras doenças e agravos.

O encontro realizado pela gerência de Promoção da Saúde, da Semsa, com a assessoria pedagógica de Educação Física da Semed foi voltado aos assessores pedagógicos e técnicos do Programa de Saúde na Escola (PSE), após um sinal de alerta para o alto índice de crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 18 anos, abaixo ou acima do peso ideal, apresentando casos de obesidade. 

Segundo o assessor pedagógico de Educação Física da Divisão de Ensino Fundamental da Semed, Zacarias Lopes, em Manaus um levantamento realizado com 70 mil crianças atendidas pelo Projeto IMC, que traça o perfil dos alunos quanto ao índice de massa corporal, verificou que 18% estão acima do peso ou obesas, 40% abaixo do peso ideal e 42% com o peso ideal.

A técnica do Núcleo de Hábitos de Vida Saudável da Semsa, Gabriela Santos, explicou que como estratégia inicial é oferecido as crianças apoio médico com acompanhamento, acontecendo de duas maneiras: a primeira, direcionando os alunos que são assistidos pelo para a unidade de saúde de referência do programa da escola. Na segunda, o próprio professor de Educação Física encaminha o aluno, entregando esse encaminhamento ao responsável pela criança, para que ele possa ser atendido na unidade de saúde mais próxima.

A chefe do Programa Saúde na Escola, Giane Duarte, salientou que “o PSE trabalha muito bem a intersetorialidade, por se tratar de uma política pública e por estar no espaço escolar, que é o espaço que valoriza a cidadania, a educação e esse trabalho de combate a desnutrição juntamente com a Semed, vem para fortalecer as ações do Programa”, disse Giane.

Em Manaus, 164 escolas são atendidas pelo Programa de Saúde na Escola, sendo 119 na rede municipal e 45 da estadual, com aproximadamente, 85 mil estudantes beneficiados.

Projeto IMC Semed

O Projeto IMC tem como objetivos traçar o perfil dos alunos quanto ao índice de massa corporal, identificar possíveis alterações relacionadas à alimentação e peso corporal como desnutrição e obesidade, gerar indicadores para as ações da merenda escolar, e subsidiar as ações pedagógicas da secretaria municipal de educação, através da realização do Exame Biométrico nas escolas da rede municipal de Manaus, que consiste na aferição do peso e da altura dos alunos para construção do índice de massa corporal (IMC), classificando-os em abaixo do peso, peso ideal e acima do peso e obesidade.

Programa Saúde na Escola

O Programa de Saúde na Escola foi instituído pelo decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, para constituir uma política para a integração e articulação intersetorial permanente entre a educação e a saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo a Estratégia de Saúde da Família e da Educação Básica.

Sua finalidade é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública municipal de ensino.