Prefeitura de Manaus estará com stand na Feira do Sebrae Amazonas - Fato Amazônico

Prefeitura de Manaus estará com stand na Feira do Sebrae Amazonas

A Prefeitura de Manaus estará com um stand na Feira do Empreendedor do Sebrae Amazonas, que será realizada de 24 a 27 de abril, no Clube do Trabalhador (Sesi), no Aleixo. O evento busca fomentar a abertura e o desenvolvimento de negócios com base nas tendências de mercado e contará este ano com estrutura de oito mil metros quadrados, distribuídos em dezenas de espaços e ambientes voltados para micro e pequenas empresas.

Segundo estimativa do Sebrae, a feira deve atrair um público de 20 mil pessoas durante os quatro dias. Cinco órgãos da Prefeitura de Manaus estarão no evento para prestar informações e apoio aos empreendedores e público que visitarão a feira.

Um dos serviços oferecidos pela prefeitura será a orientação sobre a formalização de negócios. Para prestar o apoio aos futuros e atuais empreendedores da capital amazonense, a Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) e o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) estarão presentes na ‘Ilha de Atendimento’, espaço da feira voltada para tirar todas as dúvidas dos visitantes.

Para o secretario da Semef, Ulisses Tapajós, a iniciativa do Sebrae vai gerar mais incentivos aos pequenos empreendedores e, consequentemente, aquecer a economia local. Ele considera importante a participação do executivo municipal na feira. “Com esta parceria, a Prefeitura de Manaus demonstra que não só apoia um importante evento para os empreendedores da cidade, como demonstra seu empenho em atender e fomentar os pequenos negócios, pois eles são responsáveis pela geração de muitos empregos e oportunidades”, disse o secretário, que será também um dos palestrantes do evento, apresentando o tema ‘Gestão de pessoas no século 21’. A palestra será no terceiro dia da feira, dia 26, às 15h, no auditório 1.

Outra estrutura da prefeitura que também está confirmada na Feira do Empreendedor é a do Procon Manaus. Ligado a Ouvidoria Geral do Município, desde novembro do ano passado, o serviço contribuirá para tirar dúvidas de empreendedores, assim como auxiliar os consumidores sobre seus direitos e deveres. "É bom termos um espaço na feira. Percebemos que alguns micros e pequenos empresários não sabem, por exemplo, que ter um exemplar do Código de Defesa do Consumidor é obrigatório e passível de multa. Não queremos punir, mas sim contribuir para que o consumidor seja respeitado, gerando além da satisfação, uma fidelização desse cliente com o empreendedor", explicou o Ouvidor Geral do Município, Alessandro Cohen.

Na feira, também poderão ser conferidas informações sobre os programas de inclusão socioeducacional do município, como o Bolsa Idioma e o Bolsa Universidade – que oferecem bolsas de estudos à população de baixa renda. Também estarão disponíveis informações sobre a programação de cursos de capacitação voltados aos permissionários das feiras e mercados de Manaus e camelôs, que estão se tornando microempreendedores.

Segundo a diretora geral da Escola de Serviço Público Municipal (Espi), Luiza Rebelo, a capacitação é o caminho para o empreendedorismo e a feira é uma oportunidade de mostrar o trabalho que a Escola de Serviço Público vem realizando nesse campo. “A prefeitura se mostra alinhada à promoção de desenvolvimento social, político e econômico da cidade”, frisou.

Linhas de crédito

Autônomos, profissionais liberais, micros e pequenos empresários que visitarem o stand da Prefeitura de Manaus também poderão obter informações sobre as linhas de créditos do Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq), que variam de R$ 5 mil a R$ 20 mil.

Criado através da Lei 199 de 1993, o Fumipeq visa apoiar os setores produtivos de Manaus, cujas atividades necessitem de suporte financeiro para auto sustentação, através de financiamentos, que visem aumentar as oportunidades de emprego, além de desenvolver o mercado local e dar orientação técnico-educacional ao público que já está no mercado.