A Prefeitura de Manaus abriu inscrições, ontem, (25/02), para 775 vagas em 15 cursos gratuitos de qualificação coordenados pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

Os cursos antecipam a programação anual da Espi/Semad, que será lançada no fim de março. “Segundo as orientações do prefeito Arthur para a qualificação do servidor e da comunidade, estamos fechando uma programação anual, que será lançada até o final deste mês e já estamos abrindo essa programação com as ações previstas para março”, destaca o secretário da Semad, Lucas Bandiera.

Há vagas paras cursos de Libras, Redação Oficial, Prática de Primeiros Socorros, Direitos da Criança e do Adolescente, Organização de Arquivos Eletrônicos, voltados para servidores e estagiários municipais, além de beneficiários dos programas de inclusão socioeducacional coordenados pela Espi/Semad, e as inscrições devem ser realizadas, enquanto houver vagas disponíveis, pelo site: http://portalespi.manaus.am.gov.br/capacitacao/.

Na área de tecnologia da informação, com início previsto para o dia (25/03), haverá cursos de Inclusão Digital e de Excel, com 30 vagas cada. “São apenas as primeiras turmas deste ano. Muitas áreas da Prefeitura de Manaus, com o avanço de ações prioritárias do projeto Manaus 2030, têm demandado novas habilidades e informatização, como o domínio dessas ferramentas”, comenta a diretora-geral da Espi/Semad, Stela Cyrino.

Além desses cursos, atendendo a uma demanda da Casa Militar, está com inscrições abertas o curso de Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização, destinado à capacitação de guardas municipais que atuam nas ruas e órgãos da Prefeitura de Manaus.

EAD

A Espi/Semad prevê para 2019, a ampliação em 30% no volume de ações na área de Educação a Distância (EAD). Para março, já estão com inscrições abertas os cursos de Direito Administrativo, Inovação na Administração Pública e Word

Os cursos serão ministrados a partir da segunda quinzena de março, na plataforma de EAD da Espi/Semad. Podem se inscrever servidores municipais, estagiários do Programa Municipal de Estágio Remunerado e também bolsistas dos programas Bolsa Idiomas, Bolsa Universidade e Bolsa Pós-Graduação.

Parcerias

Aposentados e pensionistas vinculados à Manaus Previdência e idosos frequentadores do Parque Municipal do Idoso também terão ações de capacitação previstas para o próximo mês cujas inscrições já estão abertas.

Os interessados devem procurar os locais onde os cursos serão realizados. Com inscrições na sede da Manaus Previdência, há o curso “Dança para a Terceira Idade: Zumba”, na avenida Constantino Nery, 2.480, Chapada, zona Centro-Sul.

Já no Parque do Idoso, localizado na rua Rio Mar, 1324, Nossa Senhora das Graças, há dois cursos: “Exercitando a Memória” e “Pilates para a Terceira Idade”.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comercial Informal (Semacc), a Espi/Semad vai oferecer aos microempreendedores do Shopping Phelipe Daou o curso “Compras Coletivas e Novas Modalidades de Relação com os Fornecedores”. Interessados devem procurar a administração do local.