Prefeitura disponibiliza Unidade Móvel no Largo São Sebastião - Fato Amazônico

Prefeitura disponibiliza Unidade Móvel no Largo São Sebastião

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), instalou nesta sexta-feira, 4, uma Unidade Móvel de Saúde no plublic viewing do Largo São Sebastião, no Centro. Durante os dias de jogos da Copa do Mundo, o atendimento na Unidade Móvel será direcionado para os casos de urgência e emergência, funcionando das 10h às 22h, com três leitos, sendo um de estabilização para casos mais graves, e uma equipe formada por dois médicos, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também vai manter no local, durante os jogos, duas ambulâncias caso haja necessidade de remoção dos pacientes para hospitais.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, a Semsa tomou a iniciativa de instalar a Unidade Móvel no Largo São Sebastião devido ao grande número de pessoas que tem acompanhado os jogos no local, estimado em 20 mil pessoas. “A Semsa já vinha mantendo no local duas ambulâncias do Samu, mas com o crescente número de pessoas, principalmente de turistas, decidimos reforçar a estrutura de atendimento em saúde”, informa o secretário.

A Unidade Móvel vai ser mantida no Largo de São Sebastião até o dia 13 de julho e, além do atendimento em urgência e emergência no dia de jogos da Copa do Mundo, oferecerá atendimento médico com clínico-geral nos dias da semana sem jogos da competição, atendendo das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento.

Desde o início dos jogos, a Semsa disponibiliza também um Posto Médico Avançado na Ponta Negra, durante a Fan Fest. O posto conta com oito leitos, incluindo um leito de estabilização para casos mais graves, três médicos, dois enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem, também atendendo as ocorrências no horário das 10h às 22h. O local conta também com o apoio de duas ambulâncias.

No public viewing da Itaúba, na zona Leste, o Samu tem disponibilizado duas ambulâncias para atendimento à população.