Prefeitura e Senac promovem curso de qualificação profissional na zona rural - Fato Amazônico

Prefeitura e Senac promovem curso de qualificação profissional na zona rural

A prefeitura de Parintins iniciou esta semana os cursos de qualificação profissional na zona rural do município. As agrovilas de Mocambo e Caburi foram contempladas com os cursos de corte de cabelo, hidratação e escova. Serão 80 horas de atividades e a primeira turma terá 50 alunos. Os cursos serão realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Na agrovila do Mocambo os cursos iniciaram na manhã da última quarta-feira, 23 de agosto. Uma equipe da Secretaria Municipal de Assistencia Social, Trabalho e Habitação (Semasth), juntamente com a gestora do Senac Parintins, Joyce Viana, e os vereadores Renei Mocambo e Vanessa Gonçalves, fizeram a abertura das atividades.

Os cursos fazem parte do projeto “Senac na Zona Rural” e tem o objetivo de desenvolver a inclusão social e produtiva para proporcionar geração de renda a partir das habilidades profissionais. É pela primeira vez, no Brasil, que o Senac realiza esses cursos no interior do município.

Para a gestora do Senac, a chegada desses cursos à zona rural é devido à sensibilidade do olhar empreendedor do prefeito Bi Garcia, olhar visionário voltado para o desenvolvimento social quando investe na qualificação profissional das pessoas com poucas chances de oportunidades. “Esse olhar visionário já rendeu o prêmio de prefeito empreendedor na primeira gestão do prefeito Bi Garcia”, lembrou.

Todas as despesas dos cursos serão pagas pela Prefeitura de Parintins. O Senac levou todos os equipamentos necessários para a realização dos cursos. Um salão foi montado para atender todos os participantes. Os cursos serão ministrados por duas professoras que são esteticistas, especialistas em corte de cabelo e design em sobrancelhas.

Devido ao crescimento populacional da Agrovila do Mocambo e por conta da parceria para a qualificação profissional, Joyce Viana, anunciou que serão realizados, em outro momento, os cursos de maquiagem artística e na área de produção de alimentos (técnica de salgadeiro e confeitagem de bolo). “A nossa parceria com a prefeitura é oportunizar qualificação profissional para essas pessoas”, destacou

A secretária extraoridnária Michele Valadares destacou a importância da parceria da prefeitura com o SENAC enaltecendo a qualidade dos cursos que vão assegurar geração de renda para asa famílias. “Esses mesmos cursos serão realizados no Caburi. Logo após em parceria com o Senac vamos realizar o curso de mecânica de motor de popa. Esse curso também será de grande utilidade para a comunidade”, completou.

Zeila Cardoso, secretária da Semasth, disse que essas políticas sociais desenvolvidas pelo prefeito Bi Garcia chega à zona rural para qualificar e tornar as pessoas inclusas no mercado de trabalho. “O prefeito Bi Garcia tem responsabilidade com a população de Parintins e, por isso, cria alternativas e essa parceria com o Senac é de grande relevância”, exaltou a secretária.