Prefeitura garante passagens para atletas do AM que estarão no Brasileiro de Jiu-Jítsu - Fato Amazônico

Prefeitura garante passagens para atletas do AM que estarão no Brasileiro de Jiu-Jítsu

Dez atletas amazonenses foram contemplados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), com passagens para participarem da 19ª edição do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu (CBJJ), de 1º a 4 de maio, em Barueri (SP).

Eles receberam as passagens na manhã desta segunda-feira, 28, na sede do órgão municipal, na Alameda Cosme Ferreira, Coroado, zona Leste. Quem fez a entrega foi o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, que ressaltou a importância em viabilizar a participação desses lutadores na disputa, reconhecidos pelo desempenho elevado em suas categorias.

Os atletas fazem parte de três academias: Equipe Omar Salum, Mutação e Checkmat, além do projeto social “Ferinhas do Jiu-Jítsu”. Estreando no Brasileiro de Jiu-Jítsu, Fabrício Bier, de 11 anos, disse que está realizando um sonho, pois é a primeira vez que irá sair da cidade natal para disputar um título.

Praticante do esporte desde os 6 anos, Bier vem se destacando nos últimos anos, vencendo todas as competições das quais participa, incluindo lutas casadas na categoria Galo Laranja.

Um pouco mais experiente, Brenda Oliveira, 18, já traz consigo o título de campeã do Brasileiro de Jiu-Jítsu do ano passado na categoria Absoluto Azul. Para ela, o apoio da Prefeitura de Manaus é imprescindível para que os atletas continuem se esforçando para baterem seus recordes e ganharem visibilidade nacionalmente, traçando metas para chegarem ao topo das carreiras.

Continuidade

Outro que também subiu ao pódio do Brasileiro de Jiu-Jítsu em 2013 e terá nova oportunidade este ano é o campeão amazonense Ivaniel Oliveira, 28, faixa-preta na categoria Galo, a mais disputada devido ao número de atletas inscritos. Ele agradece o incentivo da gestão municipal, que, na opinião dele, tem valorizado e incentivado os atletas locais.

“Nós vivemos do esporte e antes não tínhamos esse apoio. Agora, o atual secretário, Elvys Damasceno, tem dado continuidade ao trabalho iniciado pelo secretário anterior, que contempla e valoriza esportistas de outras modalidades, não somente o jiu-jítsu”, declarou.