Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Como parte da programação referente ao Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, a Prefeitura de Manaus, a partir da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), irá intensificar na próxima semana, de 4 a 8 de junho, as ações de prevenção ao uso do cigarro e de divulgação dos serviços oferecidos nos Ambulatórios de Tratamento de Fumantes.

As ações serão executadas nas Unidades de Saúde. O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, informa que o Programa Municipal de Controle do Tabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e, assim, diminuir os casos de doenças e mortes relacionadas ao consumo de cigarro e outros produtos derivados do tabaco.

“O foco do programa é a realização de atividades educativas para a prevenção ao início do tabagismo, principalmente entre crianças e adolescentes, além do cumprimento da legislação que proíbe fumar em ambientes fechados e o apoio às pessoas que fumam e querem abandonar o uso do cigarro”, afirma Marcelo Magaldi.

O município de Manaus conta com 22 Ambulatórios de Tratamento de Fumantes, implantados pela Semsa em Unidades de Saúde localizadas nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural. O tratamento consiste em sessões individuais ou em grupos de apoio, a partir de abordagem cognitivo-comportamental, com 10 a 15 participantes, coordenados por um a dois profissionais de saúde de nível superior, tendo o apoio medicamentoso quando necessário. O único pré-requisito para participação no programa é a vontade do usuário de abandonar o uso do cigarro. Cada Ambulatório abre entre duas e três turmas por ano.

A gerente de Promoção à Saúde da Semsa, Francinara da Silva Lima, explica que os interessados em participar do programa podem fazer a inscrição em uma das 22 Unidades de Saúde, aguardando o início de novas turmas. “São organizadas consultas clínicas e quatro sessões iniciais estruturadas, preferencialmente semanais, duas sessões quinzenais com os mesmos participantes, seguido por reuniões mensais abertas com participação de todos os grupos, para prevenção da recaída, até completar um ano do início do tratamento”, informa Francinara Lima, destacando que os profissionais que conduzem a atividade foram capacitados para a oferta dos serviços nas UBSs.

Francinara Lima destaca que os estudos mostram que 80% dos fumantes querem abandonar o uso do cigarro, mas apenas 3% conseguem sozinhos. “Com o apoio de um profissional de saúde, esse índice de sucesso no abandono do cigarro sobe para 30%. Por esse motivo a Semsa tem investido no fortalecimento dos trabalhos realizados nos Ambulatórios de Fumantes em Manaus, que em 2017 registraram um índice de 54% de cessação do uso do tabaco entre os pacientes que passaram pelo tratamento. A meta, pactuada junto às UBSs, é alcançar este ano um índice de 60%”, informa Francinara Lima.

Fumantes

De acordo com dados do Ministério da Saúde, por meio do inquérito telefônico Vigitel – 2016 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), 3,5% da população de Manaus é fumante.

Ambulatórios para Tratamento de Fumantes por zona

Norte

1 – UBS Frei Valério – rua Bom Jesus, s/nº – Novo Israel;

2 – UBS Sálvio Belota – rua das Samambaias, nº 786 – Santa Etelvina;

3 – UBS Armando Mendes – rua 05, S/N, Conj. Manôa;

4 – Policlínica Dr. José Antônio da Silva – rua Aroeiras, nº 55 – Monte das Oliveiras;

5 – Policlínica Anna Barreto – av. Grande Circular, S/N – Monte Sião;

6 – UBS José Figlioulo – ruas Rios Arinos, s/n, Conjunto Viver Melhor – bairro Lago Azul;

7 – UBS Balbina Mestrinho – rua Maj. Silvério J. Nery (rua 170), Núcleo III, Cidade Nova;

Sul

8 – Policlínica Castelo Branco  – rua do Comércio, s/n, Parque 10;

9 – Policlínica Antônio Reis – rua São Luiz, s/n, São Lázaro;

10 – UBS Petrópolis – rua Delfim de Souza, s/n, Petrópolis;

11 – UBS Nilton Lins – avenida Professor Nilton Lins, Lote 3, Parque das Laranjeiras;

Leste

12 – UBS Ivone Lima dos Santos –  rua 08, s/n Coroado III;

13 – Policlínica Comte Telles – rua J, s/n, Etapa B do bairro São José III;

14 – UBS Dr. Alfredo Campos – rua André Araújo, s/n, Zumbi II;

15 – UBS Amazonas Palhano  – rua Antonio Matias, s/n, São José II;

16 – UBS Mauzinho – rua Rio Negro, 113, Mauazinho;

Oeste

17 – Policlínica Franco de Sá – rua V, nº 150, no bairro Nova Esperança I;

18 – Policlínica Djalma Batista – rua 23 de Dezembro, s/n, Compensa II;

19 – UBS Deodato de Miranda Leão – rua Presidente Dutra, s/n, Glória;

Rural

20 – UBSR São Pedro, localizado no Km 35 da rodovia AM-010;

21 – UBSR Pau Rosa, Km 21 da BR 174, ramal do Pau Rosa;

22 – UBSR Ephigênio Sales, AM – 010, KM 41.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •