A Prefeitura de Manaus intensifica a limpeza dos cemitérios urbanos para receber a população no Dia dos Finados, na próxima sexta-feira, 2/11. Um total de 150 agentes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) trabalha nos seis cemitérios da cidade, com serviços de capinação e corte de grama.

Nesta semana, os cemitérios Nossa Senhora Aparecida, localizado na avenida do Turismo (zona Oeste) e São Francisco, no Morro da Liberdade (zona Sul), ainda recebem agentes de limpeza da Prefeitura.

Os serviços seguem até a data, a fim de preparar os espaços para a população.  A estimativa da Semulsp é que mais de 500 mil pessoas visitem os cemitérios no Dia dos Finados. “Nestes dois últimos meses, estamos intensificando a limpeza, diminuindo a vegetação, sempre atentando para o período da seca e do calor, para evitar focos de incêndio”, contou o subsecretário operacional da Semulsp, José Rebouças.

A limpeza dos cemitérios continua durante o Dia de Finados. Um mutirão se inicia durante a noite, logo após o fechamento dos portões dos cemitérios.

Visitação antecipada

Há pelo menos 15 dias, os cemitérios urbanos de Manaus já vêm recebendo bom volume de visitação. “Quando vai se aproximando o Dia de Finados, as pessoas começam a frequentar mais os espaços para arrumar as sepulturas dos seus entes queridos e deixá-las prontas para o dia 2 de novembro”, explicou a diretora do Departamento de Cemitérios da Semulsp, Danyelle Soares.

A dona de casa Rosiane Almeida já preparou a sepultura da família, no cemitério Nossa Senhora Aparecida, na zona Oeste, para o Dia dos Finados. “É um ritual já nosso, vir ao cemitério com bastante antecedência zelar pela sepultura. Mas, vamos comparecer aqui no Dia de Finados para prestar nossas homenagens”, garantiu.

A cuidadora de sepulturas, Lucimar Teixeira, vai ao cemitério todos os dias, durante este mês, realizando melhorias nas sepulturas pelas quais ela se responsabiliza. “Minha missão é cuidar desses espaços tão importantes para as famílias que me contratam. Aqui eu estou plantando flores, grama e limpando a área para que, no Dia dos Finados, eles possam estar aqui para reverenciar seus entes queridos”, disse a zeladora.

Visita técnica

A “Operação Finados”, que se repete todos os anos, busca imprimir o modelo de excelência da Prefeitura para eventos com grande mobilização popular. Durante a última semana, de forma integrada, secretarias municipais fizeram visitas técnicas aos maiores cemitérios da cidade.

“Essa é uma das datas mais importantes para a Prefeitura, pois mobiliza grande parte da população, exigindo do poder público uma estrutura preparada para atender a essa demanda. Dessa forma, a Prefeitura monta uma força-tarefa que mobiliza mais de 300 trabalhadores de todas as secretarias. Todos atentos e atuando para atender a população da melhor forma possível”, afirmou o subsecretário de Gestão da Semulsp, Eisenhower Campos.