A leucemia é o câncer que mais acomete crianças e o diagnóstico precoce pode salvar. O alerta foi dado em uma palestra, promovida pela Prefeitura de Manaus para servidores municipais, na sede da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), gestora de recursos humanos do município.

Alusiva ao “Fevereiro Laranja” – mês de combate à leucemia – e realizada em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), a ação faz parte do Programa de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Municipal, desenvolvido em fase-piloto pela Semad.

Conforme o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Lucas Bandiera, o projeto segue as orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto para atingir as metas do Planejamento Estratégico Manaus 2030 no eixo de valorização das pessoas. “Todo mês a equipe do Departamento de Sistema de Gestão de Pessoas seleciona temas que estão em evidência para tratar com os servidores, por meio de palestras e dinâmicas em grupo. Esse mês estamos abordando a leucemia, um trabalho de educação para a saúde e cidadania do servidor municipal”, destaca.

De acordo com a palestrante, a chefe do Departamento de Atenção ao Paciente da FHemoam, Nazaré Saunier, existem mais de 12 tipos de leucemia. “A importância do diagnóstico está em favorecer que o indivíduo tenha o quanto antes o tratamento adequado, principalmente as crianças, maiores vítimas da doença”, alerta.

Para a servidora da Semad Marlise Pereira, a palestra foi importante para que se tenha conhecimento das vulnerabilidades que cercam o ser humano. “Eu acho excelente essa ideia de trazer para o local de trabalho esse assunto, porque é o lugar onde a maioria de nós passa o maior tempo do dia”, afirma.

A programação voltada para o combate à leucemia segue até o fim de fevereiro, com as “sextas-feiras laranjas de qualidade de vida”, que envolvem dança, rodas de conversa, karaokê, entre outras atividades.