Prefeitura realiza colônia de férias para crianças de comunidades do entorno do Parque do Mindu - Fato Amazônico




Prefeitura realiza colônia de férias para crianças de comunidades do entorno do Parque do Mindu

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizará entre os dias 15, 16 e 17 deste mês, no Parque do Mindu, a Primeira Colônia de Férias Circuito Verde, com a finalidade de proporcionar às crianças, moradoras do entorno da área, uma programação de atividades voltadas para o lazer e a integração com a natureza. A colônia de férias será voltada para crianças de 7 a 12 anos, alunas de três escolas municipais envolvidas com o programa “O Parque Vai à Escola”, desenvolvido ao longo do ano passado com 20 estabelecimentos de ensino da rede pública municipal. Serão ao todo, 90 crianças residentes do Bairro da União, Flores (zona Centro-Sul) e Parque das Nações (zona Norte).

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, a iniciativa visa dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela atual gestão de valorização dos espaços protegidos e de reaproximação da população com estas áreas através de atividades lúdicas, de recreação e artísticas. O evento conta com o apoio da Secretarias Municipal de Educação (Semed) e o Projeto Brincadeira de Rua, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

A Colônia de Férias Circuito Verde ocorrerá das 8h às 11h30 durante os três dias consecutivos. Mais de 30 pessoas, entre monitores, professores das escolas, estagiários e servidores da Semmas, estarão envolvidos na condução das atividades. “A ideia é fazer um piloto com essa experiência para que possamos estendê-la também às demais unidades de conservação municipais, a exemplo do Parque Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus, zona Leste, e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé”, explicou Kátia Schweickardt.

Segundo o gestor do Parque do Mindu, José Feitoza, será oferecida uma gama de atividades para as crianças, tais como trilhas interativas, apresentação do cine ambiental, pula-pula, contador de histórias, exposição sobre fauna do cartunista Eunuquis, da Revista A Turma do Caboquinho.

Será oferecido transporte para o deslocamento dos participantes. As escolas municipais contempladas são a Olavo Bilac, do Parque das Nações, República do México, no Conjunto Beija Flor 2, bairro Flores, e Osvaldo Sobreira, do Bairro da União. Uma equipe sairá em dois ônibus do Parque do Mindu para buscar as crianças.