Prefeitura realiza evento para chamar a atenção sobre a importância da paz no trânsito - Fato Amazônico

Prefeitura realiza evento para chamar a atenção sobre a importância da paz no trânsito

Cerca de 600 pessoas participaram do evento promovido ontem pela Prefeitura de Manaus para marcar o Dia Nacional pela Paz no Trânsito. Ciclistas e motoristas percorreram várias ruas da cidade para convocar condutores e pedestres a mudarem o comportamento e, assim, colaborar na redução dos índices de acidentes de transito.

A ação foi organizada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) com o apoio de grupos de ciclistas. Os participantes, com camisetas brancas e hasteando bandeiras com mensagem de paz, saíram da Alameda do Samba, ao lado do sambódromo e seguiram até o Complexo Turístico da Ponta Negra. O trajeto incluiu uma passagem pela avenida Djalma Batista, local onde 16 pessoas morreram em um acidente de trânsito no último dia 28 de março.

O diretor presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, informou que esta ação é a primeira de várias que serão promovidas pela Prefeitura de Manaus em busca do respeito e harmonia no trânsito. “As pessoas precisam compreender que para conquistar a paz no trânsito, é importante que cada um faça a sua parte, respeitando as leis e o próximo. Dessa forma, alcançaremos nosso principal objetivo: salvar vidas”, acentuou.

Além das ações educativas e de conscientização para proporcionar mais segurança no trânsito, a Prefeitura de Manaus tem investido na revitalização das sinalizações horizontal e vertical; na implantação de equipamentos de fiscalização eletrônica; novos semáforos e realiza operações diárias de fiscalização.

De acordo com dados do Manaustrans, de janeiro a 20 de abril de 2013, 70 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Manaus. No mesmo período deste ano, os números indicam 78 vítimas de acidentes fatais.