Prefeitura vai anunciar resultado do Bolsa Universidade na sexta-feira - Fato Amazônico




Prefeitura vai anunciar resultado do Bolsa Universidade na sexta-feira

A Prefeitura de Manaus vai divulgar, nesta sexta-feira, 22, a partir das 14h, o resultado da classificação do Programa Bolsa Universidade para o ano letivo de 2014. A Prefeitura irá beneficiar mais de 10 mil pessoas, com bolsas parciais ou integrais em cursos de Ensino Superior, em 14 instituições parceiras do Programa. Durante o anúncio do resultado será disponibilizado para consulta a lista nominal de classificados no Portal do Candidato, em tempo real. O evento será realizado no Centro Cultural Palácio Rio Branco, avenida Sete de Setembro, Centro (em frente à Praça D. Pedro II).

O Programa Bolsa Universidade é coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). A diretora-geral da ESPI, Luiza Bessa Rebelo, informa que mais de 38 mil pessoas se inscreveram pela Internet, para concorrer às bolsas de estudo. “Importante destacar que o candidato ainda não contemplado neste primeiro momento, mas que tem o perfil indicado para receber o benefício está automaticamente inserido no banco de reserva do Programa. Caso sejam abertas outras vagas, haverá novas chamadas”, explica.

Para verificar se foi classificado, o inscrito poderá acessar o Portal do Candidato, no endereçohttp://bolsauniversidade.manaus.am.gov.br, efetuar login e senha e conferir o status de candidato. A consulta estará disponível no Portal após o anúncio da Prefeitura. O resultado oficial também será publicado no Diário Oficial do Município.

Luiza Rebelo ressalta que os classificados nesta primeira etapa deverão efetuar a entrega de documentação comprobatória, no período de 25 a 29 de novembro, no horário de 8h às 17h, nos postos de entrega. Serão dois locais: o auditório Nina Lins, na Universidade Nilton Lins, Campus Parque das Laranjeiras, onde o atendimento será feito exclusivamente aos classificados para cursos desta Instituição de Ensino; e na sede da ESPI, bloco D da Universidade Nilton Lins, Campus Parque das Laranjeiras, onde o atendimento será destinado aos classificados para cursos nas demais instituições parceiras do Programa.

A diretora frisa, ainda, que os classificados deverão comparecer obrigatoriamente aos postos de atendimento para comprovar as informações prestadas ao sistema no ato do preenchimento do formulário de inscrição. A não entrega da documentação comprobatória implicará na eliminação do candidato. Para garantir o benefício, é necessário cumprir as três etapas do processo seletivo, previstas em edital – inscrição eletrônica, classificação e entrega de documentos.

Contrapartida- Ao serem contemplados pelo Programa, os estudantes firmam o compromisso de prestar serviços à Prefeitura de Manaus por meio da Contrapartida, de acordo com o que estabelece o Decreto nº 0223/2009, Seção III, Capítulo VI, Art. 13, participando efetivamente de diversos projetos socioeducacionais. O bolsista integral cumprirá 16 horas semanais em serviços de Contrapartida; o bolsista parcial com 75% de benefício, 12 horas semanais; já o bolsista parcial com 50% de benefício, deverá dedicar 8 horas semanais aos projetos, quando da sua convocação.

Bolsa Universidade –Trata-se de um programa de caráter socioeducacional, executado pela Prefeitura de Manaus, com a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais e parciais de 75% e 50% do valor das mensalidades dos cursos de graduação. O público-alvo é formado por estudantes de baixa renda, comprovadamente sem condições de custear os estudos, em Instituições Particulares de Ensino Superior, estabelecidas em Manaus. O Programa foi criado pela Lei nº 1.350 de 7 de julho de 2009. Atualmente,14instituições estão credenciadas: Boas Novas, Ciesa,Dom Bosco,Esbam, Fametro, Fucapi, IAES, La Salle,Literatus,Martha Falcão, Materdei, Maurício de Nassau, Nilton Lins e Uninorte.Até 2013, foram ofertadas mais de 53 mil bolsas de estudo.