Reduzir distâncias, ampliar oportunidades e fortalecer o trabalho social nas cidades do interior. Esses são os objetivos da parceria estabelecida entre a Associação Amazonense de Municípios (AAM) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS/AM).

Na intenção de planejar e operacionalizar as ações do termo de cooperação para 2019, o presidente da Associação Amazonense de Municípios, Andreson Cavalcante, esteve reunido com o gerente executivo do INSS no Estado, Clizartes Santana, na quinta-feira (10/01), na sede do órgão.

Entre as medidas prioritárias está expandir a cobertura do serviço por meio do INSS Digital, atualmente, presente em 26 municípios amazonenses. O principal obstáculo enfrentado para viabilizar essa meta é a disponibilidade de servidores, uma vez que há déficit na quantidade de pessoal no órgão federal.

Para minimizar a problemática, a AAM irá reforçar o diálogo com os prefeitos para que designem funcionários a treinamentos junto ao INSS.

“Esse é o mecanismo que nós encontramos para ampliar o número de pessoas beneficiadas. A demora no atendimento em alguns lugares já chegou há 6 meses. Hoje, isso se resolve em 3 dias. É um ganho muito grande. As pessoas de Carauari, por exemplo, antes tinham que se deslocar para Tefé. Atualmente, isso não acontece mais, com exceção dos benefícios que exigem perícia”, relatou Andreson Cavalcante. 

De acordo com o gerente executivo do INSS/AM, essa parceria com a AAM ajuda a viabilizar o serviço digital e expandir a cobertura para quem realmente precisa, merece e tinha dificuldade de acesso, principalmente, os ribeirinhos.

“Nos próximos três meses, queremos ampliar o serviço do INSS Digital no interior. Queremos atingir 40 municípios, bem como distritos do interior e Manaus”, revelou Clizartes Santana.

Agenda – No cronograma de ações da parceria entre AAM e INSS/AM para 2019 também está previsto inaugurações de agências físicas, um encontro com servidores do órgão federal e de prefeituras, marcado para primeira quinzena de fevereiro.