Procon Manaus encerra operação Dia das Mães - Fato Amazônico


Procon Manaus encerra operação Dia das Mães

Com a proximidade do Dia das Mães, a Prefeitura de Manaus, por meio da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), realizou uma megaoperação em diversos estabelecimentos comerciais. A ação, que teve início na última terça-feira, 8/5, e se estendeu ao longo da semana, encerrou na sexta-feira, 11. Lojas do Centro, das zonas Sul, Norte, Leste e Centro-Oeste, além dos shoppings centers foram fiscalizadas.

Os fiscais verificaram itens como fixação visível dos preços, política de trocas, produtos expostos e clareza nas formas de pagamento. A fiscalização é focada em lojas de roupas, calçados, maquiagem, perfumarias, bijuterias, etc. Outro ponto verificado foi a existência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos.

Durante os quatro dias de fiscalização, as equipes de fiscalização constataram algumas irregularidades, como a ausência do Código de Defesa do Consumidor em sete estabelecimentos e 25 autos de constatação de ausência de preços nos produtos das vitrines, totalizando 32 autos constatados. Em alguns casos as irregularidades foram corrigidas na presença dos fiscais. Ao todo foram fiscalizadas mais de 200 lojas comerciais.

O coordenador do Procon Manaus, Rodrigo Guedes, explica que o período de vendas aumenta muito na época do Dia das Mães, e por isso é importante a realização de uma força-tarefa. “Estivemos nas lojas que mais vendem nesta época do ano, para garantir que estão seguindo a legislação. Os locais irregulares foram apenas constatados. Orientamos ainda que o consumidor sempre exija a nota fiscal no ato da compra, para que seja possível garantir seus direitos caso haja problemas futuros”, ressaltou Guedes.

Para qualquer tipo de denúncia, os consumidores podem entrar em contato com o Procon Municipal pelo telefone 0800 092 0111 ou WhatsApp 98844-5595. O órgão fica localizado na rua Afonso Pena, 38, no bairro Praça 14 de Janeiro, com atendimento das 8h às 17h.